Quem nasce no Distrito Federal é chamado de quê?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

É bastante comum algumas pessoas utilizarem o gentílico de 'candango' para se referir a quem nasceu na cidade, mas o oficial mesmo é a expressão 'brasiliense'.

"Brasiliense" ou "Candango" são os nomes que se dão a quem nasceu em Brasília. "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção.

O Distrito Federal recebe esse nome por abrigar a sede do governo brasileiro.

Atualmente a palavra candango é utilizada para designar os trabalhadores que participaram da construção de Brasília e, por consequência, nomeia, também, os primeiros habitantes da cidade.

Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense.

Você conhece as principais cidades do DF (Distrito Federal)? Se a resposta foi não, este post é seu! Também conhecidas como regiões administrativas, ou satélites, são 33 localidades situadas ao redor de Brasília.

O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito. O território é dividido em 31 regiões administrativas.

  • Formosa (70 Km) Uma das cidades mais próximas a Brasília, Formosa tem inúmeros atrativos. ...
  • Corumbá de Goiás (119 Km) Corumbá de Goiás fica a 119 km de Brasília. ...
  • Caldas Novas (306 km) ...
  • Cidade de Goiás (315 km) ...
  • Terra Ronca (440 Km) ...
  • Mambaí (309 Km) ...
  • Alto Paraíso (230 Km) ...
  • Cavalcante (311 Km)

Brasília

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 gír , p us Tipo desprezível, vicioso; mequetrefe. 3 Trabalhador braçal vindo de fora da região. 4 Nome com que se designam os trabalhadores comuns que colaboraram na construção de Brasília: “[…]

Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos. A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%).

Administrativamente Brasília se confunde com o próprio Distrito Federal. Têm um só governo. Na prática, Brasília compreende a região administrativa do Plano Piloto, enquanto o DF abrange , além do Plano, todas as outras RAs - inclusive algumas inauguradas antes da capital.

Uma capital nacional ou, simplesmente, capital (do latim caput, capitis, "cabeça") é a cidade ou localidade onde reside o governo central, os ministérios e todos os organismos supremos da administração do Estado.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação. A sede do governo brasileiro fica em Brasília, no Distrito Federal.

Termo popular empregado para designar mulher nascida no Distrito Federal Brasileiro. No masculino, usa-se o termo "candango."

Braçal; sujeito que só serve para carregar peso; orelha-seca, trabalhador que usa 1% de cérebro e 99% de músculos; peão de obra.

O que é Oriundo:
Do latim oriundus, este termo pode ser aplicado como sinônimo de proveniente, procedente ou natural de algo ou de algum lugar específico.

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

O Distrito Federal (DF) está localizado na região Centro-Oeste e é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Sua sede é a cidade de Brasília, capital do país desde 1960.

Apesar das diferentes taxas de crescimento populacional, cabe destacar que as cinco RAs mais populosas em 2010 continuarão sendo as mais populosas em 2020: Ceilândia (443.824), Samambaia (244.960), Plano Piloto (230.310), Taguatinga (208.177) e Planaltina (196.086).