Quem nasce no dia de Ogum?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Conhecido como o Orixá guerreiro, as pessoas regidas por ele são líderes natos, uma vez que possuem facilidade para tomar decisões, além de terem coragem e autoconfiança. Porém, também respondem a um lado impulsivo. Jogam-se nas coisas e nem sempre pensam nas consequências.

Os filhos de Ogum são muito persistentes, objetivos para atingir uma meta, dão tudo de si quando se propõem a conquistar algo. São líderes natos, valentes, impetuosos, destemidos, e quando colocam alguma coisa na cabeça, dificilmente alguém consegue tirar.

Ogum é uma divindade de origem africana (orixá) cultuado em religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé. Ogum é o orixá guerreiro, conhecido pela sua coragem e força. Aliás, em iorubá, grupo étnico-linguístico da África Ocidental, Ogum significa guerra.

A Umbanda celebra o Dia de Ogum em 23/4. O Dia de Ogum passou a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo a partir de proposta da deputada Leci, atendendo a uma reivindicação de lideranças da Umbanda.

Além disso, o orixá protege os agricultores, os soldados, artesãos e seus filhos e todas as pessoas que lhe pedem ajuda nas lutas, para fazer justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Ogum é o orixá guerreiro que carrega força e coragem. Ele é protetor de todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas. Cultuado no Candomblé e na Umbando, Ogum é associado a São Jorge, o Santo Guerreiro da religião católica. Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge: 23 de abril.

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

O elemento de Ogum é o ar, portanto, na linha pura do ar elemental só temos Ogum e Iansã como regentes. Ogum é um aplicador da Lei e age com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza. Ele é correto em todas as suas condutas e não admite que tenha outro caminho a não ser o certo.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho. Para ter sua proteção, use às terças-feiras roupas ou peças azul-marinho ou verde e ofereça-lhe um inhame kará assado regado com mel de abelha. Seus números para sorte: 2, 3, 7 e 21.

Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)

Eu cultuo na Umbanda os Orixás Cósmicos, como Oxalá, Ogum, Iemanjá, Oxum, Iansã, Xangô e Oxossi. Esses não incorporam. São forças da Criação e por isso não falam.

Alamanda

Ogum (21/03 a 20/04) - Alamanda
Essa erva, normalmente, é usada em banhos de descarrego e como tratamento caseiro de doenças de pele e sarna. Ajuda na autoconfiança e no processo de decisão de alguma tarefa.