Quem nasce no Brasil pode ser chamado de americano?

Perguntado por: tgentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Apesar de os brasileiros utilizarem muito pouco o nome "América" para se referir aos Estados Unidos, "americano" segue sendo o gentílico mais comum no país. Em outros idiomas, como o espanhol falado na América Latina ou o francês falado no Canadá, o mais utilizado seria o equivalente a "estadunidense".

O dicionário da Porto Editora, na 5. ª edição, regista o vocábulo americano com o significado de "relativo à América, natural ou habitante da América", sem especificar mais nada, e define norte-americano como o que é «relativo à América do Norte (Canadá, EUA e México)».

Cidadania americana quem tem direito
Os EUA adotam o critério ius solis para transmitir sua cidadania, portanto, qualquer pessoa nascida em solo norte americano é cidadão norte americano, independente da nacionalidade de seus pais, ou se eles estavam legais ou não no país.

O Dicionário Houaiss, um dos mais conceituados do português, coloca os termos como equivalentes: "americano = relativo aos Estados Unidos da América (United States of America) ou o que é seu natural ou habitante; estadunidense, norte-americano, ianque."

A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...

É correto afirmar tanto que os brasileiros são americanos, quanto que esse povo é latino americano. Isso ocorre porque o Brasil é um país de extensões continentais que está inserido no continente americano, logo, faz fronteira com os países da América do Sul, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico.

Sul-americano é o gentílico da América do Sul, uma das divisões geográficas do continente americano, que inclui os seguintes países: Brasil, Argentina, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana Francesa e Guiana, que são na sua grande maioria países falantes de línguas ...

Considera-se que a adoção de tal nome tenha relação com a adesão ao ideal republicano que levou à criação dos Estados Unidos da América, no qual as Treze Colônias independentes entre elas e ligadas ao Império Britânico, formaram uma união federativa, ao passo que o Brasil durante o Império era um Estado unitário ...

Significado de Centro-americano
substantivo masculino Indivíduo que nasceu ou que habita a América Central.

A maior diferença do inglês britânico e americano é semântica, ou seja, elas derivam do contexto e da história de determinado termo. Um exemplo é a palavra metro. Os americanos dizem “subway” enquanto os britânicos falam “underground” ou “tube”.

adjetivo Relativo aos Estados Unidos da América. substantivo masculino e feminino O natural desse país. (Sin.: norte-americano.).

As crianças nascidas de pais americanos no Brasil, exceto aqueles em caráter diplomático ou oficial, adquirem cidadania brasileira ao nascerem, podendo também reivindicar a cidadania americana.

Apesar de muita gente não imaginar, toda pessoa que nasce em solo americano automaticamente recebe a cidadania americana, assim como todo bebê que nascer no Canadá, receberá a cidadania canadense.

Para solicitar a cidadania americana, você precisa ter o Green Card, ter morado nos Estados Unidos pelos últimos cinco ou três anos e no seu endereço atual nos últimos três meses. Ainda, dentro do período de três ou cinco anos, precisa ter estado nos Estados Unidos por, no mínimo, 30 meses.

As etapas para se tornar cidadão americanos são: Preencher e submeter online o formulário N-400, disponível no site dos EUA. Recolher a impressão digital (biometria) Realizar o teste e a entrevista de naturalização.

América do Sul

O Brasil está localizado em um continente chamado América do Sul. Ele faz divisa com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do nosso país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador.

Califórnia

A Califórnia, estado mais rico dos Estados Unidos, continua na liderança do vergonhoso ranking de pessoas desabrigadas — são mais de 160 mil indivíduos sem ter onde morar e, infelizmente, essa conta está piorando.

Explicando com mais detalhes: Se você nasceu na Argentina, por exemplo, mas sua mãe é brasileira e está trabalhando a serviço do Brasil naquele país, você é brasileiro nato.