Quem nasce no Amazonas e O Quê?

Perguntado por: dflores7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Quem for ao dicionário online de português, na internet, vai ficar sabendo que amazônida é a pessoa “que nasceu ou vive no Amazonas, estado que se localiza no Norte do Brasil, onde também está localizada grande parte da Floresta Amazônica; amazonense.

Antes de se tornar Amazonas, no entanto, o rio foi chamado de Marañón e depois de Orellano. Ainda durante o Império, em 1850, surgiu a Província do Amazonas.

38 milhões de habitantes

A população está estimada em 38 milhões de habitantes. A população da Amazônia Legal aumentou de 8,2 milhões em 1972 para 28,1 milhões de habitantes em 2020, o que representa 13% da população brasileira. A densidade demográfica na região é ainda baixa: 5,6 habitantes por km².

“A Amazônia é a região com maior biodiversidade, maior número de espécies do planeta se encontra na Amazônia. Então, nós teríamos uma enorme perda de biodiversidade. A Amazônia armazena 100 bilhões a 120 bilhões de toneladas de carbono na sua biomassa, em cima da floresta, nos solos.

O nome 'Amazonas' vem da palavra “amassunu”, que quer dizer, na língua indígena, 'ruído de águas, água que retumba'. Foi dado ao rio que banha o Estado, pelo capitão espanhol Francisco Orelhana, em 1541. Pelo Tratado de Tordesilhas, assinado entre Espanha e Portugal em 1494, a região Amazônica pertencia à Espanha.

cidade de Manaus

A cidade de Manaus é o principal centro econômico, político e demográfico do Norte do Brasil. Está localizada em plena Floresta Amazônica, bioma de grande biodiversidade. Manaus é um município da Região Norte do Brasil. É a capital e principal cidade do estado do Amazonas.

Manaus é uma cidade brasileira localizada na região Norte do país.

A área média de seus 62 municípios é de 25.147,73 km², e o maior deles é Barcelos, com 122.476,12 km² e o menor é Iranduba, com 2.214,25 km².

O povoado foi chamado inicialmente de São José da Barra do Rio Negro. Passou à categoria de vila em 1832, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Rio Negro, ou Vila da Barra. A elevação para cidade ocorreu em 1848, quando a localidade passou a se chamar Cidade da Barra do Rio Negro.

Ficando somente com as meninas que nasciam. Segundo a lenda, as Amazonas eram filhas de Ares, o deus da guerra, dessa forma, herdaram sua audácia e coragem. Ademais, eram governadas pela rainha Hipólita, que foi presenteada por Ares com um centurião mágico, que representava força, poder e proteção do seu povo.

A Amazônia Legal é dividida em duas partes: a Amazônia Ocidental, composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e a Amazônia Oriental, composta, por exclusão, pelos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.

Amazônia

Dia da Amazônia: maior floresta tropical do mundo contribui para a regulação do clima.

Manacapuru: Conhecida como a Princesinha do Solimões, ela é considerada o segundo município mais populoso da grande Manaus a 157 km de distância da capital.

A cultura amazônica é formada por um híbrido linguístico entre a língua indígena, a europeia e a africana, que compõe e demonstra a característica própria da região como um elemento de formação da identidade amazônica.

Compromisso com o futuro
A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas.

O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.

Amazônia

Com status de maior floresta tropical do mundo, a Amazônia reúne uma biodiversidade gigantesca e oferece grandes contribuições para o ambiente mundial com o funcionamento do seu ecossistema.