Quem nasce no Acre é chamado de quê?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Com o novo Acordo Ortográfico, o adjetivo para designar quem nasce no Acre passou a ser grafado acriano, com i. Essa é a única forma registrada pela ABL. A forma acreano deixou de ser aceita oficialmente. A justificativa para a mudança é que o termo Acre termina em e átono, assim como Açores.

É chamado de Belo-horizontino.

Gaúcho ou rio-grandense, quem nasce no Rio Grande do Sul carrega muitas histórias e vivencia as influências culturais dos indígenas, portugueses, espanhóis e africanos.

O Estado de Mato Grosso do Sul está localizado na região Centro-Oeste do Brasil. A capital é Campo Grande e a sigla MS. Quem nasce no Mato Grosso do Sul é sul-mato-grossense.

1 – Aprenda a diferença entre paulista e paulistano. Muitos cariocas chegam a São Paulo sem sequer saber a diferença. Paulistano é quem nasce na capital. Paulista é quem nasce no estado.

Já vimos, mas é sempre bom repetir. Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).

Quem nasce no Rio Grande do Norte é Potiguar. Potiguar (potiguares no plural) é uma denominação dada (gentílico) a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte (assim como norte-rio-grandense ou rio-grandense-do-norte).

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

Classificamos rondoniense quem nasce e quem veio para o Estado é rondoniano.

Antes de se chamar Porto Alegre, seu nome era Porto dos Casais. O Rio Grande do Sul é o estado mais populoso da região sul e denomina-se gaúcho, as pessoas que nascem naquela região.

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília.

Contudo, a maioria dos habitantes do estado do Rio de Janeiro preferem a designação "carioca" a "fluminense" (especialmente na Região Metropolitana, Costa Verde e Região dos Lagos) e desde os anos 2000 o movimento "Somos Todos Cariocas" busca o reconhecimento de carioca como gentílico co-oficial do estado do Rio de ...

Quem nasce no interior ou litoral é paulista e santista (porque nascido em Santos); paulista e lindoiense (nascido em Águas de Lindoia); paulista e agudense (nascido em Agudos); paulista e americanense (nascido em Americana); paulista e atibaiense (nascido em Atibaia) e por aí vai.

Quem nasce em Salvador é soteropolitano. Os adjetivos pátrios são também chamados de gentílicos.