Quem nasce na Guiana e francês?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A pessoa que nasce na Guiana Francesa é chamada franco-guianense. Além disso, o indivíduo que nasce no território ultramarino é considerado cidadão francês e, por consequência, cidadão europeu.

Até a primeira metade do século XX, as Guianas eram pertencentes aos países europeus: aos Países Baixos (o atual Suriname), ao Reino Unido (a atual Guiana), enquanto a Guiana Francesa é um departamento de ultramar da França.

A Guiana foi colonizada pela Grã-Bretanha até o começo do século XX. A Guiana Francesa ainda é um território ultramar da França. A Guiana Portuguesa foi colonizada por Portugal e pertence ao Brasil.

A resposta é muito simples. Apesar de estarem geograficamente na América do Sul, os guianeses e os surinamenses não são filiados à Conmebol, a entidade que organiza o futebol neste canto do mundo.

O território da Guiana Francesa foi reconhecido no começo do século XVII e a cidade de Caiena (capital daquele país) foi fundada em 1.637. A Guiana foi disputada por holandeses e franceses, mas foram os franceses que finalmente estabeleceram uma colônia naquela região.

A oeste da Guiana Francesa está o Suriname, que já foi chamado de Guiana Holandesa antes da independência, em 1975. E a oeste deste está a Guiana Inglesa, que desde a independência, em 1966, é conhecida como Guiana.

A pessoa que nasce na Guiana Francesa é chamada franco-guianense. Além disso, o indivíduo que nasce no território ultramarino é considerado cidadão francês e, por consequência, cidadão europeu.

Para se ter uma ideia, viver na cidade de Caiena, capital da Guiana Francesa, é 66% mais caro na cidade de São Paulo, um dos lugares mais caros para brasileiros. No entanto, o salário mínimo também é maior: os profissionais guianenses recebem cerca de 1.500 euros mensais.

As tropas luso-brasileiras ocuparam o país entre 1809 e 1817, o que manteve um litígio territorial com o Brasil que só seria resolvido em 1900. Atualmente, a Guiana Francesa é uma região da França, a única da América do Sul a fazer parte do território da União Europeia.

A economia da Guiana Francesa (cuja moeda é o euro) teve um PIB, em 2006, de 1.551 bilhões de dólares.

Composição Étnica: Indianos, 51%, afro-americanos, 30%, eurameríndios, 11%, ameríndios, 5%, outros, 3%. Densidade demográfica: 3,5 hab./km².

A América Latina ou Latinoamérica, em espanhol, corresponde aos países da América que possuem como línguas oficiais o português, o francês e o espanhol, línguas que têm origem no latim. O português é falado no Brasil, o francês é falado no Haiti e Ilhas do Caribe, e o espanhol é falado nos restantes países.

Os cidadãos brasileiros estão sujeitos a obrigatoriedade de visto de curta duração para ter acesso a Guiana francesa porque essa região ultramarina francesa não faz parte do chamado “espaço Schenghen” (Clique aqui para ter acesso à lista dos documentos necessários para esse tipo de visto.)

Florestas e desafios compartilhados. O Escudo das Guianas é uma região situada ao norte do continente sulamericano e se distribui entre Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana e parte da Venezuela.

A Guiana Francesa é um território que pertence ao governo francês, na verdade é um departamento ultramarino da França. Tal fato permite que o território em questão integre a União Européia, sendo inclusive, o único da América do Sul.