Quem nasce na Espanha tem nacionalidade?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

As crianças nascidas em território espanhol possuem direito à cidadania espanhola, ainda que os pais não sejam naturais do país. No caso de pais brasileiros com filhos nascidos na Espanha, existem duas maneiras de registrar o recém-nascido.

O fato de nascer na Espanha não concede a nacionalidade espanhola de forma automática. Assim, a pessoa pode nascer na Espanha mas adquirir a nacionalidade dos pais. Porém quando essa pessoa tiver um filho na Espanha, esse filho será espanhol nato.

Vantagens de ter a Cidadania Espanhola na Europa
A livre circulação pelo Espaço Schengen, a possibilidade de residir e trabalhar em qualquer país da União Europeia e de poder viajar sem visto para muitos países, como para os Estados Unidos, são alguns dos benefícios.

Itália

Qual o país europeu mais fácil de conseguir cidadania? O país europeu mais fácil para conseguir a cidadania é a Itália, via descendência familiar. Isso porque para ser elegível à cidadania basta ter patrimônio italiano ou comprovar relação com um cidadão nascido no país depois de 1861.

Oficialmente, nenhum país da União Europeia garante cidadania automática e irrestrita aos filhos de estrangeiros nascidos em seu território, limitando a prática do turismo de nascimento.

Assim, para se tornar cidadão espanhol é preciso ser casado, filho ou neto de uma pessoa que já possui esse título, por exemplo.
...
Veja quais são os sobrenomes que podem pedir cidadania espanhola

  • Acosta;
  • Cantón;
  • Acuña;
  • Barba;
  • Godoy;
  • Noguera;
  • Pacheco;
  • entre outros.

É preciso providenciar seu passaporte, visto (caso você não tenha nacionalidade europeia) e se planejar financeira e emocionalmente. Como morar legalmente na Espanha? Se você não tiver dupla nacionalidade, é preciso tirar um visto para estudar, trabalhar, investir ou se aposentar na Espanha.

Significado de Madrileno
adjetivo Que pertence ou se refere à cidade de Madri. Natural de Madri. Etimologia (origem da palavra madrileno). Do castelhano madrileño.

Como nas outras línguas latinas, o espanhol nasceu na península ibérica, na região que representa o país. Um dos exemplos mais conhecidos entre os países que falam em espanhol, a Espanha também abriga o idioma catalão e outros dialetos, como o andaluz.

Espanhóis – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na prática, há a possibilidade de uma pessoa possuir até sete cidadanias diferentes, já incluindo a nacionalidade do país de nascimento. Isso ocorre porque é possível também solicitar a cidadania do país de nascimento do pai e da mãe, o que já soma três cidadanias diversas.

Brasil {nome próprio}
expand_more Se celebra la primera Cumbre UE-Brasil en Lisboa, Portugal.

Para morar nos Estados Unidos, o ESTA não basta. Caso você tenha passaporte europeu, de alguma nação que faça parte do Tratado de Comércio como país, como é o caso da Espanha, deverá solicitar o visto E-2 e investir pelo menos 100 mil dólares no local. A Espanha tem uma relação consolidada com os americanos.

Os cidadãos da UE têm o direito de residir em Portugal, por período até três meses, sem outras condições e formalidades além da titularidade de um documento de identidade válido (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte).

Podemos considerar que é o mais fácil de todos. Todo cidadão que for descendente de italiano tem direito à cidadania, mais conhecido como jus sanguinis ou direito pelo sangue. Segundo a lei italiana, todos os descendentes têm direito ao reconhecimento da cidadania, mesmo para aqueles que não tenham nascido na Itália.

Conheça os passaportes mais valiosos do mundo

  • 1º – JAPÃO. Pelo segundo ano consecutivo, o Japão possui o passaporte mais valioso do mundo! ...
  • 2º – SINGAPURA. ...
  • 3º – Alemanha e Coreia do Sul. ...
  • 4º – Itália, Finlândia, Espanha e Luxemburgo. ...
  • 5º – Dinamarca e Áustria. ...
  • 6º – Portugal, Suécia, França, Irlanda e Holanda. ...
  • E O BRASIL?

Você sabia que é possível comprar uma segunda cidadania — e consequentemente ter um segundo passaporte? Sim, legalmente! Afinal, nem todos ficam satisfeitos com a nacionalidade que nascem, e nem têm a oportunidade de ter pais ou avós estrangeiros.