Quem nasce na baixada é carioca?

Perguntado por: adias . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Até mesmo os moradores do chamado “Grande Rio”, que engloba cidades da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e municípios da Baixada Fluminense, são constantemente chamados de “cariocas”, principalmente pelos turistas pouco familiarizados com as denominações.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”.
Quem nasceu na Cidade do Rio de Janeiro. Qual a diferença entre ser carioca e fluminense? Quando você chegar no Rio, você talvez escute a palavra Fluminense como uma forma de nomear alguém que mora no Rio de Janeiro.

A herança portuguesa está registrada também na genética de 90% dos moradores do Rio de Janeiro. Mesmo entre negros, a origem europeia é maioria. É o que mostra uma pesquisa inédita realizada pelo Laboratório de Diagnósticos por DNA da Universidade do Estado do Rio (Uerj).

O Estado do Rio de Janeiro está localizado na região Sudeste. A capital é Rio de Janeiro. Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca.

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala.

Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

Essas cidades e outras no entorno são conhecidas atualmente como Baixada, porque é uma área plana em meio de várias montanhas, Fluminense, do latim - natural do Rio.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).

Ser carioca é muito mais do que ter nascido no Rio: é um estado de espírito. Conhecido por seu jeito irreverente e bem-humorado de ser, o carioca está sempre disposto a ajudar quem precisa. Os cariocas costumam ir a shopping centers tanto quanto vão à praia, muitas vezes para fugir do calor.

simpatize com o Tricolor das Laranjeiras. Usa-se a palavra Carioca para designar quem é nascido na capital do estado, ou seja, na cidade do Rio de Janeiro. Já, para aqueles que não são nascidos na capital, o gentílico que designa o estado é Fluminense.

A explicação vem de 1808, quando a corte portuguesa mudou-se para o Brasil, especificamente na cidade carioca. Os integrantes da realeza imitavam o “R” falado pelos franceses, referência cultural e intelectual europeia naquela época. Em pouco tempo, a elite local também passou a copiar esse jeito de falar.

Oficialmente, optou-se por “fluminense” como gentílico oficial do novo estado, reduzindo novamente a abrangência do gentílico “carioca” à esfera municipal.

2. Carioca da gema. Carioca era quem nascia no estado da Guanabara e o "da gema" veio após a fusão em 1975, quando que os fluminenses, nascidos no antigo Estado do Rio de Janeiro, começaram a dizer que também eram cariocas. Os verdadeiros cariocas iniciaram a denominação "carioca da gema".

Município de Campos dos Goytacazes
Os habitantes se chamam campistas. O município se estende por 4 026,7 km² e contava com 507 548 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 126 habitantes por km² no território do município.