Quem nasce em Sergipe é chamado de?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Estado de Sergipe constitui uma das 27 unidades federativas do Brasil. A mesma situa-se na Região Nordeste. Nesse contexto, quem nasce em Sergipe é sergipano.

O que é Aracajuense:
Pessoa que nasce na cidade de Aracaju, no estado de Sergipe.

Em 8 de julho de 1820, o Rei do Brasil e Portugal, Dom João VI, assinava a Carta Régia elevando Sergipe à categoria de Capitania Independente. A independência do território de Sergipe da Bahia foi marcada por conturbadas lutas políticas e contestada na época pelos líderes baianos e senhores de engenho.

A menor cidade sergipana é Amparo de São Francisco, com população de 2.380 habitantes.

Sergipe

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuia 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.

Densidade demográfica: 7.786,44 habitantes/quilômetro quadrado. Gentílico: fortalezense.

O distrito foi criado, em 1837, com a denominação de Aracaju (palavra que significa cajueiro dos papagaios, nome indígena de origem Tupi).

Isso sem falar nas expressões 'valei-me', 'se respeite', 'botar pra lá', 'nem xite', 'perainda', 'se picar', 'se acabar', 'se fazer de...', 'uma ruma', 'casa da peste' e das interjeições populares 'pêga!' , 'pêntia!' e 'cabrunco!'

O que é Sergipano: Natural do Estado de Sergipe. O mesmo que sergipense.

Resposta verificada por especialistas. Quem nasce no Rio Grande do Sul é: sul-rio-grandense. popularmente conhecido como gaúcho.

A agricultura tem na cana-de-açúcar o principal produto. Outros cultivos importantes são: laranja, coco-da-baía, mandioca, milho, feijão, arroz, batata-doce, abacaxi, maracujá, banana, limão, entre outros.

A linha fronteiriça abrange os seguintes municípios: Bahia: Santa Brigida; Pedro Alexandre; Coronel João Sá, e Paripiranga. Sergipe: Canindé de São Francisco, Poço Redondo; Monte Alegre; Carira, Nossa Senhora da Glória; Simão Dias e Poço Verde.

“Originário do tupi si'ri ü pe, quer dizer "no rio dos siris", tendo sido mais tarde adotado Cirizipe ou Cerigipe, que significa "ferrão de siri", nome de um dos cinco caciques que se opuseram ao domínio português”, explica o professor Adailton Andrade no site Fonte da história de Sergipe.

Os municípios com os maiores PIB per capita de Sergipe, em 2020, foram Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Rosário do Catete, Estância e Itaporanga D' Ajuda, nessa ordem.

Dentre os cinco, Lagarto ganhou uma posição e assumiu o primeiro lugar no ranking, participando com 5,26% de tudo que foi produzido pelo setor no Estado.