Quem nasce em São Paulo capital e o quê?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.

1 – Aprenda a diferença entre paulista e paulistano. Muitos cariocas chegam a São Paulo sem sequer saber a diferença. Paulistano é quem nasce na capital. Paulista é quem nasce no estado.

Jão. É o mesmo que "mano", "cara".

A Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), derruba o velho mito de que o paulista trabalha mais do que o carioca.

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas. Para ficar bem claro: CARIOCA é quem nasce na CIDADE do Rio de Janeiro (antigo Estado da Guanabara);

Os habitantes se chamam campistas. O município se estende por 4 026,7 km² e contava com 507 548 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 126 habitantes por km² no território do município.

Quem vem ao mundo no estado de São Paulo é paulista. Quem nasce na capital é paulistano.

A Avenida Paulista, coração e alma de São Paulo, está sempre em transformação.

Isso porque se a pessoa nasceu na capital recebe um adjetivo, se no estado de São Paulo, outro: no estado, os nativos são chamados paulistas; na capital, paulistanos.

Busão. Ônibus. “Não aguento mais correr atrás do busão.”

Porta, portão, porteira: conheça a rota do 'caipirês' falado no Estado de São Paulo. A língua se curva para trás, com a ponta quase tocando o céu da boca, e, pronto: está dito o erre puxado tão característico do sotaque do interior de São Paulo.

Em São Paulo, capital paulista, por exemplo, chama-se farol.

funciona, que acabou ou que deu errado. Ex: Cara, tu miou [acabou] com o jogo de ontem, hein! pouca vida no jogo, diz-se: Fulano tá miado.

A letra R, que é forte no dialeto carioca, é proveniente da característica da fala francesa, que possui o “r” como forte sílaba na fala. Os dialetos africanos falados pelos escravos também são outra forte influência sobre o sotaque carioca.

Os dialetos africanos falados por mulheres e homens escravizados também tiveram forte influência. A característica mais famosa do sotaque carioca é, sem dúvidas, o “s” que soa como um “x”, ganhando maior força e extensão. A letra “r” também é pronunciada de maneira diferente, mais forte e seco.

Carioca se refere à cidade do Rio de Janeiro. Fluminense, ao estado. O mesmo vale para paulistano e paulista.