Quem nasce em São Bernardo e paulista ou paulistano?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A diferença entre paulista e paulistano é: Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano. E quem nasce ... - Museu da Língua Portuguesa.

Segundo o memorialista Attílio Pessotti, “batateiro” era um apelido usado pelos habitantes mais abastados do centro, praticamente a única área urbanizada até a década de 1950, para designar a população rural mais pobre das linhas coloniais (6).

Paulista e paulistano são adjetivos referentes a São Paulo. A diferença entre paulista e paulistano é: Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

O ABC Paulista é formado por um conjunto de municípios da Grande São Paulo. A sigla ABC remete aos nomes dos santos católicos que batizaram as principais cidades da região: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Quem vem ao mundo no estado de São Paulo é paulista. Quem nasce na capital é paulistano.

Apressados, os paulistanos não costumam parar por qualquer motivo. Eles andam rápido, têm cara de mau e se você tentar falar com eles, provavelmente dirão: “estou com pressa” ou ainda, “deixa para a próxima”. Mas calma, o paulistano não é tão ruim quanto parece.

Os habitantes se chamam osasquenses. O município se estende por 64 km² e contava com 698 418 habitantes no último censo.

Após algum tempo, o termo foi adotado também pelos moradores de Santo André para falar de quem vivia em São Bernardo. Essa rivalidade estava presente, principalmente, nos campos de futebol. Como resposta, os andreenses foram apelidados de “ceboleiros”.

O nome – São Bernardo – deve-se à denominação da fazenda dos Monges Beneditinos, onde havia uma capela dedicada ao Santo, ao redor da qual surgiu o primitivo povoado de 1717. Com a exploração da madeira, as serrarias aparecem, registrando a tendência industrial da Villa.

Na cidade de São Paulo, duas pronúncias se destacam. A intitulada “R retroflexo”, é o famoso R caipira, muito presente em comunidades periféricas. A outra é chamada “R tepe”, mais seco, como na palavra “pirata”, por exemplo. E o curioso aqui é que os nativos falantes do paulistanês não acreditam que têm sotaque.

Primordialmente, constatou-se o predomínio da linhagem paterna de europeus e, exceto na etnia branca, a linhagem materna de africanas também foi preponderante entre os 220 indivíduos estudados. Assim, se conclui que a população carioca e paulista é composta em sua maioria por descendentes de pais brancos e mães negras.

469 anos

Considerada a maior cidade da América do Sul, São Paulo completa, nesta quarta-feira (25), 469 anos. A capital paulista, que hoje tem uma população estimada de 12,3 milhões de pessoas, foi palco de diversos eventos importantes na história do estado e do país.

São Caetano do Sul
Não à toa, a cidade já teve o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) não apenas do ABC Paulista, como do país, superando mais de 5.500 municípios brasileiros.

São Bernardo do Campo

O estudo aponta a cidade de São Bernardo do Campo como a mais populosa da região, com 849.874 moradores, seguida de Santo André (723.889), Mauá (481.725), Diadema (429.550), São Caetano do Sul (162.763), Ribeirão Pires (125.238) e Rio Grande da Serra (52.009).

São Bernardo

No ABC, São Bernardo é a cidade mais bem posicionada, aparece em 16º no ranking. Em seguida está Santo André, em 19º. Diadema aparece na 38ª posição e Mauá, na 83ª.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial.

1 – Aprenda a diferença entre paulista e paulistano. Muitos cariocas chegam a São Paulo sem sequer saber a diferença. Paulistano é quem nasce na capital. Paulista é quem nasce no estado.

A Avenida Paulista é um símbolo da cidade de São Paulo e, além da vocação para negócios e da famosa ciclovia, apresenta-se como um de seus principais expoentes culturais.