Quem nasce em Recife e nordestino?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Quem nasce em Recife é recifense, não é recifence... Recifense ou Pernambucano (a).

O nome RECIFE vem da curiosa muralha natural de rochedos de coral ou arrecifes, que corre paralela à costa.

O atual município do Recife tem sua origem intimamente ligada ao município de Olinda. No foral (carta de direitos feudais) de Olinda, concedido por Duarte Coelho em 1537, há uma referência ao "Arrecife dos navios", um lugarejo habitado por mareantes e pescadores.

Região: Nordeste do Brasil. Capital: Recife. Gentílico: pernambucano.

Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“. A história do Recife e Olinda se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico.

Compreende 14 municípios: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Moreno, Itapissuma e Recife.

Pernambuco

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Maracatu, caboclinhos, coco-de-roda, ciranda, samba, afoxé e o frevo este último reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, são alguns dos ritmos que animam os foliões em todas as RPA's da cidade, com especial destaque ao Bairro de Recife.

Na prática, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste do Brasil.

A povoação do Recife surgiu em 1561 passando, no ano de 1637, sob domínio holandês a denominar-se Maritzstad (Mauricéia), em homenagem a Maurício de Nassau. Elevada à categoria de vila com a denominação de Recife, por Carta Régia de 1911-1709.

O nascimento do bairro do Recife, o mais antigo da cidade, remete ao século XVI. Na época, ele era chamado Freguesia de São Frei Pedro Gonçalves.

Erivaldo Coutinho assume o Grande Recife Consórcio.

Pernambuco é um estado da região Nordeste do Brasil. É dividido em três grandes regiões: Zona da Mata, Agreste e Sertão. O estado apresenta uma ocupação histórica antiga, fruto da colonização empreendida pelos portugueses.

As maiores cidades nordestinas, em termos populacionais, são: Salvador, Fortaleza, Recife, São Luís, Natal, Teresina, Maceió, João Pessoa, Feira de Santana, Jaboatão dos Guararapes, Aracaju, Olinda, Campina Grande, Caucaia, Paulista, Vitória da Conquista, Caruaru, Petrolina, Mossoró, Parnamirim, Juazeiro do Norte, ...

A região Nordeste é composta por nove estados: Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA). É conhecida como o berço do Brasil, pois foi a primeira região do País a ser ocupada pelos colonizadores.

O jeitinho de falar de Recife
O recifense tem um jeito todo especial de se expressar, cheio de regionalismos e sotaques que arrasam todo mundo. Entre elas, podemos destacar “mano véi”, que significa amigo antigo. Outra, é “tá ligado?”, que é uma pergunta retórica pra confirmar se a pessoa entendeu o que foi dito.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.