Quem nasce em Osasco e paulista ou paulistano?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Paulista e paulistano são adjetivos referentes a São Paulo. A diferença entre paulista e paulistano é: Paulista indica a pessoa que nasceu no estado de São Paulo. Paulistano indica a pessoa que nasceu na cidade de São Paulo.

Dicionário de Gentílicos e Topónimos

TopónimoTipoGentílico
São Paulocidadepaulistano - adjetivo
paulistano - nome
São Pauloestadopaulista - nome
paulista - adjetivo

Município de São Caetano do Sul
Os habitantes se chamam sul-caetanenses. O município se estende por 15,4 km² e contava com 161 127 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 10 483,2 habitantes por km² no território do município.

Assim, não foi uma hegemonia estadual na produção que levou os são-bernardenses a receberem no passado o apelido de “batateiros”, carregado até hoje, apesar da urbanização e industrialização local.

Diadema é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam diademenses.

Depende. Quem vem ao mundo no estado de São Paulo é paulista. Quem nasce na capital é paulistano.

Além disso, também devemos mencionar o termo “natalense”, gentílico de Natal, ou seja, refere-se àqueles que nascem na capital do Rio Grande do Norte (Natal).

São Paulo

O Estado de São Paulo subdivide-se em 645 municípios, distribuídos em 42 regiões de governo, 14 regiões administrativas e três regiões metropolitanas: de São Paulo, da Baixada Santista (que tem a conformação espacial da RA de Santos) e de Campinas (contida na RA do mesmo nome).

PAULISTA – Aquele que é pertencente ao Estado de São Paulo. O natural ou habitante desse estado. No sentido figurado, a palavra PAULISTA é o mesmo que TEIMOSO, BIRRENTO, TURRÃO, conforme registram o AURÉLIO (2004) e o HOUAISS (2009).

A capital é Rio de Janeiro. Quem nasce no Estado é chamado fluminense. Aquele que nasce na cidade é denominado carioca.

Esses gentios eram de baixa estatura e barrigudos, daí a origem o nome Guarulhos, que em língua tupi significa barrigudos. É considerado o fundador de Guarulhos o padre João Álvares que foi vigário na Capital. O ano da fundação foi 1560.

O topônimo Guarulhos (Guaru + lhos) é formado por “Guaru”, que vem da língua indígena tupi, e pelo final de palavra “-lhos”, que vem da língua portuguesa. “Guar” designa indivíduo e a vogal “u” significa o que come, o que bebe.

Em 1948, com a Lei nº 233, criou-se o Distrito de Diadema.

Essa autoridade abrange também definir a grafia dos vocábulos, sua pronúncia, gênero, categoria gramatical, etc. 6) Com essa premissa, releva anotar, em continuação, que o VOLP registra apenas as seguintes grafias para o adjetivo gentílico buscado pelo leitor: ribeirão-pretano, ribeirão-pretense e ribeiro-pretano.

Segundo o docente, antigamente, desde a fundação da cidade em 1774, o gentílico correto era "campinense", mas a denominação foi transformada com o passar dos anos. "Em Campinas, existem os dois. Ambos os gentílicos são verdadeiros, porque quem faz a língua é o povo.