Quem nasce em Mônaco e francês?

Perguntado por: imendes6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A população do Mónaco apresenta uma característica rara: seus habitantes nativos (os monegascos) são minoria em seu próprio país, perfazendo apenas 21,6% do total de habitantes. Os franceses são 28,4% e os italianos, 18,7%.

Mónaco está localizado na Europa, na costa do Mar Mediterrâneo, bem próximo da França, a apenas 20 quilômetros de distância da cidade francesa de Nice. A cidade-estado também fica bem perto da Itália, a apenas 20 quilômetros da cidade de Ventimiglia, na Itália.

Um falso monge busca pousada no castelo de Mônaco, sobre um rochedo íngreme entre a Itália e a França, na tempestuosa noite de 8 de janeiro de 1297. Com esse ardil, Francisco Grimaldi conquistou Mônaco naquela noite.

A língua oficial de Mônaco é o francês – mas o italiano e o inglês também são utilizados recorrentemente. A língua tradicional monegasca, “le monegù”, é utilizada pelos mais antigos habitantes, e é ensinada nas escolas do Principado. Mônaco faz parte da Zona do Euro, e esta é a sua moeda oficial.

Os gentílicos do Catar são catarense e catariano. Existe também a alternativa catari (oxítona), registada no Vocabulário da Academia Brasileira de Letras e no Dicionário Priberam (a par dos anteriores).

Vaticano

O menor país do mundo é o Vaticano. Localizado em Roma, na Itália, o país conta com um território de apenas 0,44 km² e aproximadamente mil habitantes. O país é mundialmente conhecido, pois é sede da Igreja Católica, onde vive o Papa Francisco, seu chefe de Estado.

Em 1815, no Congresso de Viena, o Mónaco recuperou parcialmente sua independência, após ser declarado território protetorado do Reino da Sardenha, e, em 1860, o tratado de Viena devolveu totalmente a soberania monegasca, que foi ratificada em 1861 pelo tratado Franco-Monegasco.

No Principado de Mônaco, o catolicismo é a religião oficial do Estado.

O titulo completo do príncipe atual é: Sua Alteza Sereníssima Alberto II, Príncipe Soberano de Mônaco (título principesco).

Ou seja, o Reino Unido colonizou 74% do planeta. A França, colonizou cerca de 27% do mundo, seguida de Portugal 26%, Espanha 22% e Países Baixos 14%.

Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo? Uma pesquisa de 2012, publicada no site da Revista Mundo Estranho, mostra que os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas.

A Inglaterra, no seu domínio colonial, na era vitoriana, dominava a Índia (incluindo o Paquistão e Bangladesh), a Birmânia, a Malásia, a Austrália e Nova Zelândia e arquipélagos do Pacífico, o território africano entre o Cairo e o Cabo, detinha concessões na China, o Canadá e parte das Caraíbas.

Os benefícios de residência em Mônaco são múltiplos, mas tornar-se um residente fiscal é uma das maiores vantagens. Os residentes (a menos que sejam cidadãos franceses) não estão sujeitos a rendimentos de investimentos, ganhos de capital, dividendos ou honorários de diretores.

Origem etimológica:espanhol mermar, do latim vulgar *minimare, do latim minimus, -a, -um, mínimo.