Quem nasce em Manaus e manauara?

Perguntado por: azaganelli5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Quem nasce no Estado do Amazonas é amazonense e em Manaus é manauara.

De bubuia, carapanã, chibata no balde e cortar a curica são algumas das expressões típicas faladas por amazonenses nas ruas de Manaus. Mas o que muitos não sabem é que o linguajar conhecido como "Amazonês" tem muitas influências, a principal delas, dos povos indígenas.

A área média de seus 62 municípios é de 25.147,73 km², e o maior deles é Barcelos, com 122.476,12 km² e o menor é Iranduba, com 2.214,25 km².

Canutama

Canutama, distante de Manaus a 638 km, é uma das cidades mais antigas do Amazonas, pois seu povoamento começou com início das explorações e expedições no rio Purus.

O Centro Histórico de Manaus, também conhecido como Centro de Manaus, é a região mais antiga e um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas.

A Região Metropolitana de Manaus, situa-se no Estado do Amazonas e é composta pela união de oito municípios: Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Geografia do Amazonas
O Amazonas é um estado brasileiro que integra a região Norte, com capital em Manaus.

O Estado foi primeiramente nomeado de São José da Barra do Rio Negro, com o desmembramento da Provincia do Grão-Pará, em 5 de setembro de 1850, a nova província foi nomeada por Dom Pedro II de Amazonas, em alusão ao rio homônimo e a capitania do Alto-Amazonas, o nome foi dado ao rio pelos espanhóis nos expedicionários ...

capital of the State, the City of Manaus.

Expressão usada para dizer que algo é muito bom. "A Copa em Manaus está chibata no balde", por exemplo.

Se hoje o português é a língua mais falada da região, no período colonial indígenas, portugueses, negros e mestiços se comunicavam através da Língua Geral ou Nheengatu.

As palavras no recado fazem referências ao artigo 213, do Código Penal, que trata sobre crime de estupro, e também "Jack", que na gíria criminosa significa que a pessoa é um estuprador.

Na capital amazonense e no interior do Estado, é comum ouvir “mana” e “mano” nas feiras, mercados livres e comércio local. É o modo carinhoso de chama aquela pessoa próxima. “Ei mana, vamos dar uma volta no Centro?”.

Ralhar, leso, bodozal, triscar e ralhava estão entre as expressões regionais.

Manaus, capital do estado, apresenta o maior PIB entre os municípios amazonenses, além do maior entre os municípios da Região Norte do Brasil. Coari detém o segundo maior PIB do Amazonas e é o único município com maior PIB per capita do estado.

Tapauá (4,0), Anori (3,7), Barcelos (3,6), Parintins (3,6), Envira (3,5), Itacoatiara (3,4) e Itapiranga (3,4) encabeçaram a lista dos melhores municípios do Amazonas.

Ponta Negra

Ponta Negra
Considerado por muitos o melhor bairro de Manaus, Ponta Negra tem uma vasta gama de comércio e serviços a oferecer, incluindo pubs, restaurantes, mirantes, escolas e bancos. Além de atrair muitos turistas, o bairro conta com condomínios novos e de qualidade que o revitalizaram.