Quem nasce em Diadema São Paulo e O Quê?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Diadema é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam diademenses.

Com o QuintoAndar, você tem acesso às melhores opções em todos os 11 bairros de Diadema.

Apressados, os paulistanos não costumam parar por qualquer motivo. Eles andam rápido, têm cara de mau e se você tentar falar com eles, provavelmente dirão: “estou com pressa” ou ainda, “deixa para a próxima”. Mas calma, o paulistano não é tão ruim quanto parece.

Diadema possui hoje 207 favelas em diferentes estágios de urbanização. Segundo a Prefeitura, 10% delas estão na estaca zero – sem nenhum tipo de infra-estrutura.

Diadema completou 57 anos, na quinta (8). A população, segundo números do último censo IBGE (2010), é de 386.039 habitantes, a cidade tem a segunda maior densidade demográfica do país, de 12.574 pessoas por km².

Na formalidade, o gentílico de quem nasce em São Bernardo do Campo é são-bernardense, mas quem visita a cidade acaba se deparando com moradores utilizando a expressão “batateiro”.

linha 17-ouro do metrô

O governador Geraldo Alckmin anunciou que a cidade de Diadema vai integrar a linha 17-ouro do metrô.

Outrossim na Zona Sul da cidade, Campo Grande fica entre Santo Amaro, Interlagos e Diadema, e do lado do Parque Ecológico Guarapiranga.

412.428 habitantes

Os 412.428 habitantes (IBGE/2015) fazem de Diadema a segunda cidade do país com maior densidade demográfica, 12.536,99 hab/km² (IBGE/2010) só superada por São João de Meriti, no Rio de Janeiro.

Morar em Diadema é uma excelente opção para quem procura praticidade e preços interessantes. Com mais de 420 mil habitantes e um índice de desenvolvimento humano maior que 0,75 (o que é considerado muito bom), a cidade tem uma localização excelente e um clima ameno, já que fica entre a capital paulista e o litoral.

Piraporinha é o bairro mais antigo de Diadema.

Depende. Isso porque se a pessoa nasceu na capital recebe um adjetivo, se no estado de São Paulo, outro: no estado, os nativos são chamados paulistas; na capital, paulistanos.

Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial.

Jão. É o mesmo que "mano", "cara".

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano. E quem nasce ... - Museu da Língua Portuguesa.

Favela da Torre | Diadema SP.

Em 1948, com a Lei nº 233, criou-se o Distrito de Diadema. As transformações ocorridas a partir dos anos 50 na região do ABCD Paulista – abertura de estradas, industrialização, migrações, novos loteamentos, crescimento das cidades – despertaram o interesse das lideranças políticas da região de Diadema.