Quem nasce em Brasília e candango ou Brasiliense?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Candango é quem nasce em Brasília. Assim como Carioca é quem nasce no Rio de Janeiro.

"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.

Candango é quem nasce em Brasília. Assim como Carioca é quem nasce no Rio de Janeiro.

É bastante comum algumas pessoas utilizarem o gentílico de 'candango' para se referir a quem nasceu na cidade, mas o oficial mesmo é a expressão 'brasiliense'.

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.

Termo popular empregado para designar mulher nascida no Distrito Federal Brasileiro. No masculino, usa-se o termo "candango."

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

[Brasil] Relativo a ou operário que trabalhou na construção de Brasília, capital do Brasil (ex.: o livro traça o perfil de vários trabalhadores candangos; meu tio foi candango).

A origem do termo candango
Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

Atualmente a palavra candango é utilizada para designar os trabalhadores que participaram da construção de Brasília e, por consequência, nomeia, também, os primeiros habitantes da cidade. No entanto, nem sempre a palavra teve esse significado, pois durante muito tempo foi utilizada de maneira depreciativa.

Relativo ou pertencente a Brasília, capital do Brasil. 4. Natural ou habitante de Brasília.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 gír , p us Tipo desprezível, vicioso; mequetrefe. 3 Trabalhador braçal vindo de fora da região. 4 Nome com que se designam os trabalhadores comuns que colaboraram na construção de Brasília: “[…]

Os habitantes se chamam taguatinenses. O município se estende por 2 437,4 km² e contava com 16 683 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 6,8 habitantes por km² no território do município.

Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.

Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos. A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%).

É porque os estados têm constituições estaduais, enquanto leis orgânicas regem os municípios. Como o DF reúne competências de estado e município, não pode ser dividido. Por isso, Brasília e as outras 30 regiões administrativas são dependentes do GDF, Governo do Distrito Federal, como se fossem bairros.

Distrito Federal é uma unidade federativa que abriga a sede do governo do Brasil desde 1960.