Quem nasce em Alagoas e nordestino?

Perguntado por: ohernandes8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Alagoas

Estado de Alagoas
Bandeira Brasão
Gentílico: alagoano
Localização
- RegiãoNordeste

O estado de Alagoas fica na região Nordeste do Brasil. Faz fronteira com os estados de Pernambuco a norte e nordeste, a sul com o estado de Sergipe e a sudoeste, numa pequena área fronteiriça, com o estado da Baía.

Conheça o estado de Alagoas
O estado de Alagoas pertence ao Nordeste brasileiro.

Natural ou habitante de Alagoas.

Devemos utilizar o gentílico baiano sempre que quisermos referir uma pessoa que nasceu na Bahia ou qualquer coisa típica ou relativa à Bahia e ao seu povo.

Densidade demográfica: 7.786,44 habitantes/quilômetro quadrado. Gentílico: fortalezense.

Gentílico: são-luisense ou ludovicense.

O sufixo do gentílico é o característico da área gentílica de -ano do Brasil (paraibano, pernambucano, alagoano, sergipano, baiano, goiano, a que viria juntar-se acriano).

Segundo a maioria dos historiadores e professores do Ensino Fundamental, o desmembramento teria sido uma forma de punição da Coroa a Pernambuco por causa da revolução que resultou na Insurreição Pernambucana, e um prêmio à Alagoas por não ter aderido ao movimento republicano, em 1817.

Penedo

De todos os 16 municípios já visitados até o momento pertencentes ao Mapa do Turismo Brasileiro, Penedo, nosso destino de fim de semana, é o povoamento mais antigo de Alagoas, com uma história que começou no início de 1560, mas que passou a existir como povoado somente em 1613, sendo elevada a vila em 1636.

A cultura alagoana é um misto de influências indígenas, africanas e europeias. Essa influência é percebida nas festas, no artesanato e na culinária. O artesanato é marcado pela confecção de rendas exclusivas, em traçados coloridos.

Estados da região nordeste. Essa região é composta por nove estados, sendo a maior do Brasil em termos de número de federações.

Nove são os estados que formam a região nordeste. Aqui estão seus nomes e suas respectivas capitais: Maranhão, São Luís; Piauí, Teresina; Ceará, Fortaleza; Rio Grande do Norte, Natal; Paraíba, João Pessoa; Pernambuco, Recife; Alagoas, Maceió; Sergipe, Aracaju; e Bahia, Salvador.

Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.

Dentro disso, ainda que o alagoano não goste muito de admitir, o sotaque e as gírias são predominantes na região. Divertido e até mesmo curioso para alguns, o dialeto do dicionário alagoanês reúne uma série de expressões que só quem é da terrinha sabe. Afinal, em qual outro lugar do mundo se ouviu falar em labafero?

A região onde hoje se encontra hoje o estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI. Seria retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco. Ele organizou duas expedições e percorreu a região.

Phyllopezus selmae é o nome de uma espécie de lagartixa nativa das Alagoas, de acordo com pesquisa de doutorado do pesquisador Marcos Dubeux, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O bicho é conhecido apenas em algumas localidades de mata atlântica em cinco municípios da Bacia do Rio Coruripe.

soteropolitano

quem nasce em Salvador é soteropolitano.