Quem narra a crônica?

Perguntado por: lbarros6 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O cronista – aquele que escreve as crônicas – é uma espécie de observador do cotidiano: cenas corriqueiras, ações banais ou acontecimentos inusitados são sempre temas de ótimos textos desse gênero.

Narrador - É aquele que narra a história, atuando como um mediador entre a história narrada e o leitor/ouvinte. Classifica-se em três modalidades: Narrador-personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada em 1ª pessoa.

Como fazer uma crônica

  1. Primeiro passo: escolha o tema. ...
  2. Defina o tempo em que a narração se situa. ...
  3. Decida o espaço em que a situação se desenrola. ...
  4. Escolha os personagens. ...
  5. Defina o tipo de narrador. ...
  6. Escreva a sua crônica.

Quem relata uma situação ou acontecimento, real ou imaginário. Televisão. Quem faz a narração de: narrador esportivo. [Literatura] O próprio autor, uma das personagens ou quem expõe a trama de uma narrativa (romance, novela, conto).

É a voz responsável por contar a história, é ele quem apresenta os fatos para o leitor. A partir da escolha de palavras, o narrador pode interferir ou não nos acontecimentos, inclusive adicionando opinião e sentimentos. Desse princípio, nascem as diferentes classificações da voz narrativa.

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Características da crônica

  • pode ser mais jornalística, quando se concentra na representação dos fatos;
  • pode ser poética, quando apresenta uma linguagem simbólica e lírica;
  • pode ser crítica/reflexiva, quando apresenta opiniões pessoais do autor, e.
  • pode apresentar mais de um desses tipos.

Estrutura Narrativa: Muitas crônicas possuem uma estrutura narrativa, com começo, meio e fim. Podem apresentar personagens, diálogos e descrições, semelhantes a um conto, mas sempre com um olhar voltado para o cotidiano.

O narrador assume uma posição em relação ao fato narrado (foco narrativo) e o seu ponto de vista constitui a perspectiva a partir da qual ele conta a história. Na narração em 1ª pessoa o narrador é um dos personagens, protagonista ou secundário.

Quanto à narradora da crônica, podemos afirmar que ela: ( ) Assume um posicionamento negativo em relação ao uso dos estrangeirismos. ( ) Reconhece a importância das palavras estrangeiras no nosso idioma. ( ) Demonstra valorizar os estrangeirismos em detrimento da língua materna.

Autor é quem cria a história.

Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas, jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele assunto.

Nesse caso, a crônica pode ser definida como um gênero literário marcado pela narração de situações cotidianas sob uma ótica individual. Nessas crônicas não há longos trechos reflexivos ou argumentativos. Como a tipologia predominante é a narrativa, o texto apresenta um enredo com personagens, tempo e espaço.

As crônicas narrativas envolvem os mais diversos tipos de narrador (foco narrativo) e, portanto, podem ser narradas em primeira ou terceira pessoa. Além da crônica narrativa, ela pode ser dissertativa-argumentativa ou descritiva. Entretanto, podemos encontrar uma crônica que seja narrativa e descritiva ao mesmo tempo.

O narrador é uma entidade fictícia a quem cabe o papel de contar a ação. É o sujeito de enunciação q... Aplica-se esta designação ao narrador da história que a relata como sendo seu protagonista, quase se...

O narrador é aquele que conta a história ao leitor, possui tipos, conforme se explica a seguir. Narrador em 1ª pessoa: também conhecido como narrador personagem, é aquele que participa do enredo que narra.

Nas narrativas ficcionais, personagem é aquele ser que pratica as ações narradas.

Narração ou texto narrativo é o relato feito por alguém de algo, de uma sequência de acontecimentos. Essa sucessão de acontecimentos é chamada de enredo, e considera um período de tempo e de espaço (quando e onde acontece). Quem assume o papel de narrar, contar ou relatar algo é chamado de narrador.

Os tipos de narração costumam se dividir em romance, novela, conto, crônica e fábula.

Os três elementos básicos da narração são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Na apresentação ou introdução, você deverá apresentar as personagens, bem como suas características físicas e psicológicas, e situar o leitor no tempo e no espaço da narrativa.