Quem não tem problema no coração pode tomar atenolol?

Perguntado por: lourique5 . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham batimentos lentos do coração, pressão baixa, asma, dificuldade do coração em bombear sangue, problemas de circulação, insuficiência cardíaca não controlada, doenças que afetam os impulsos elétricos do coração, tumor benigno da glândula adrenal ou suprarrenal ...

O Atenolol , apesar de ser um remédio para pressão alta, é usado em alguns casos de ansiedade pois pode diminuir os sintomas físicos que os ansiosos possuem como coração acelerado, diminuir suores e tremores.

O Atenolol é uma medicação importante no controle de sintomas coronarianos e para prevenir arritmias em pacientes já infartados, mas pode prejudicar os pacientes com DPOC.

O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação, reduzindo a pressão arterial, quando usado continuamente. O atenolol começa a ter uma ação significativa dentro de 1 hora após sua administração por via oral, atingindo seu efeito máximo em 2 a 4 horas.

O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo, ou seja, ele age predominantemente nos receptores beta-1. O alvo principal da sua ação é o coração. Como resultado do bloqueio dos receptores beta-1, o atenolol promove: Redução da frequência cardíaca.

A losartana é uma excelente primeira opção no tratamento da hipertensão, enquanto os betabloqueadores (família do atenolol) são a quinta opção - ou utilizados em situações específicas como pós infarto.

Você não deve utilizar Atenolol nas seguintes situações:
Hipotensão (pressão arterial baixa ou muito baixa). Acidose metabólica (alteração metabólica na qual o pH do sangue é baixo).

Atenolol deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar Atenolol se estiver em jejum por tempo prolongado. Atenolol 25 mg não deve ser partido, deve ser administrado inteiro.

O atelolol é uma substância beta-bloqueadora, ou seja, ele inibe nosso sistema simpático, responsável por nosso reação de luta ou fulga. Sendo assim, letargia e distúrbios do sono, embora raros, são efeitos colaterais possíveis que tendem a passar após as primeiras semanas do início do tratamento.

“Uma pessoa ansiosa fica em estado de alerta com frequência, e o estresse motivado por situações como essa causa o aumento do ritmo cardíaco que, caso seja recorrente, leva ao quadro de pressão alta emocional”, completa.

Dores no estômago, taquicardia, sudorese e dores no peito são alguns exemplos. Neste post, você viu que a ansiedade causa pressão alta em alguns casos, tendo em vista que a elevação da pressão arterial é um dos sintomas essa condição do corpo.

O atenolol não causa depressão. A depressão é uma doença multifatorial: tem fatores genéticos, fatores relacionados ao trabalho, a dinamica do lar e eventualmente (e mais raramente) como consequencia a uso de medicações. Vale a pena consultar um profissional de saúde mental - psicologo ou psiquiatra.

A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista. O especialista ressalta que evitar as arritmias ainda é a melhor maneira de impedir morte súbita ou derrames causados pela doença. Mas, como prevenir o distúrbio e manter o coração no ritmo?

Não há nenhum problema em relação ao uso a noite antes de dormir, pode tomar normalmente.