Quem não tem o colo do útero pode engravidar?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Isso sem contar as realizadas por conta de tumores malignos, como no caso do câncer de colo do útero. De qualquer forma, o tratamento cirúrgico ginecológico não afeta a vida sexual nem o equilíbrio hormonal da paciente — no entanto, infelizmente a histerectomia inviabiliza a gestação.

O colo do útero é a parte inferior do órgão, localizado entre o fundo da vagina e a cavidade uterina. Sua função é separar os órgãos externos e internos da genitália feminina, portanto, é uma região sensível que fica exposta às alterações e doenças relacionadas, sobretudo, ao sexo.

Mulheres portadoras de câncer de colo de útero podem preservar sua fertilidade durante o tratamento da doença e traçar estratégias para uma gestação saudável e tranquila após a conclusão da intervenção.

Sendo assim, mulheres que realizaram histerectomia parcial (retirada do corpo do útero, com permanência do colo do útero) necessitam realizar o exame papanicolau rotineiramente como indicado pelo Ministério da Saúde.

A histerectomia é, normalmente, indicada para mulheres com problemas graves na região pélvica, como o câncer de colo do útero em estágio avançado e o câncer nos ovários, infecções, miomas, hemorragias, endometriose grave ou prolapso uterino.

No primeiro caso, retira-se todo o útero e o colo do útero. Na segunda forma, remove-se o corpo do útero, mas o colo é preservado. No tipo radical, além do útero e do seu colo, também são retiradas a parte superior da vagina e dos tecidos adjacentes.

Estudos mostram que, logo após a cirurgia, uma em cada 10 mulheres notou problemas com a lubrificação e dor durante o sexo. Oito em cada 10 relataram pouco ou nenhum interesse em sexo.

Se a doença não responde bem aos tratamentos clínicos existentes, a cirurgia de retirada do útero devolve a qualidade de vida a mulheres que sofrem há muito tempo com dores, sangramentos intensos e outros sintomas, além de poder ser a cura para cânceres locais, como câncer de útero e endométrio.

O útero tem um formato de uma pêra, sendo o corpo do útero a parte superior e o colo do útero a região mais baixa e estreita do órgão que possui uma abertura central (canal cervical) que liga o interior do útero à cavidade vaginal – local onde ocorre a eliminação do fluxo menstrual e a entrada do espermatozoide.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado.

O útero é dividido em três partes: Corpo do útero: é a porção dilatada do útero; Fundo do útero: é a parte superior do útero, acima da parte dilatada; Cérvice ou colo uterino: é a porção mais estreita e mais baixa do útero, abrindo-se na vagina.

Desta forma, o tabagismo, a iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros sexuais, a multiparidade e o uso de contraceptivos orais são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de câncer do colo do útero (INTERNATIONAL COLLABORATION OF EPIDEMIOLOGICAL STUDIES OF CERVICAL CANCER, 2007; 2009) .

O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.

Com a retirada do útero, você não vai mais menstruar. Mas se os seus ovários estão intactos, você ainda irá ovular. Por isso, ainda pode ter cólicas parecidas com as da menstruação. No caso de os ovários também terem sido removidos na cirurgia, existem outros desafios pela frente.