Quem não tem direito ao PIS 2022?

Perguntado por: iaparicio8 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Assim como nos casos de quem tem MEI, trabalhadores autônomos não podem receber o PIS/Pasep pois o benefício é destinado a todos aqueles que trabalham em empresas privadas ou são servidores públicos.

Quem tem direito? Têm direito a receber o abono em 2022 todos os trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que receberam até dois salários mínimos mensais, em média, em 2020. O cidadão também precisa ter inscrição no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos.

No site da Caixa, a consulta é possível pelo CPF. Para saber se tem direito e quando e quanto vai receber do abono salarial, o trabalhador pode ligar para o número 158 ou consultar a carteira de trabalho digital.

Baixe e instale o aplicativo Caixa Trabalhador no celular. Insira o número do NIS e toque em “Acessar”. Não é preciso ter um cadastro prévio no serviço do Governo Federal para consultar a disponibilidade do benefício.

Acesse o site oficial da Caixa e localize a opção “Benefícios e Programas”; Preencha as informações solicitadas: o Número de Identificação Social (NIS) e a senha de acesso; Na tela seguinte, aparecerá um painel de consulta ao extrato do PIS.

Passo a passo de como consultar o PIS pelo Caixa Tem

  1. Baixe o app Caixa Tem (Android/iOS);
  2. Ao baixar, insira no campo indicado o seu CPF e a senha de acesso para fazer o login;
  3. Marque a opção “Não sou um robô”;
  4. Na lista de serviços disponíveis, selecione a opção “Abono salarial”.

Ainda é possível consultar o número do PIS pelo telefone, como já adiantamos, e você pode ligar para: Central de atendimento do INSS, no número 135; Central Alô Trabalho, no número 158; Telefone da Caixa,no número 0800-7260207.

Você pode consultar seu saldo pela nossa Central de Atendimento pelos números: 3004-1105 nas capitais e 0800 726 0505 nas demais regiões.

Os requisitos para ter direito ao PIS são: Possuir inscrição no PIS há, no mínimo, 5 anos; Receber até 2 salários mínimos pelo seu trabalho; Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base.

Segundo o site da Caixa Econômica Federal, tem direito ao NIS as seguintes pessoas: Trabalhador vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física; Beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gestor do Programa); Diretor não-empregado quando optante pelo FGTS.

Diferenças entre NIS e PIS. O número do NIS existe independentemente dos vínculos empregatícios de uma pessoa —ou seja, uma pessoa que nunca trabalhou com a carteira assinada, mas que tem ou já teve direito a algum benefício social, possui um NIS.

Se você possui Conta corrente ou poupança, individual e com saldo na CAIXA, o crédito pode ter sido realizado automaticamente. Se você possui cartão do cidadão e senha, o saque pode ser realizado no autoatendimento, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, para valores até R$ 3.000,00.

por crédito pelo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA; nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui utilizando o Cartão Social e senha; em agência da CAIXA, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.

O trabalhador pode receber o dinheiro por crédito em conta na Caixa, tanto na conta corrente, como na poupança ou conta digital. Ele também pode solicitar o pagamento pelo aplicativo Caixa Tem, ou em caixas eletrônicos, casas lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, utilizando o Cartão Social e a senha.

Em linhas gerais, quem tem direito ao PIS/Pasep 2023 são as pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021, recebendo até dois salários mínimos.

Como consultar se você tem algum valor a receber?

  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br. Não é possível fazer a consulta pelo site principal do Banco Central!
  2. Insira o seu CPF ou CNPJ para que o sistema possa verificar.
  3. Pronto! ...
  4. Anote essa data na agenda ou em um papel na porta da geladeira para não esquecer.

Um dos direitos que a pessoa com baixa renda tem é o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele é uma prestação mensal garantida pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). O valor atual do BPC é de um salário-mínimo (R$ 1.212,00 em 2022).

O Número de Identificação Social (NIS) é um cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social. Esta identificação também é utilizada para garantir que os trabalhadores recebam seus direitos trabalhistas e previdenciários.

Existe algum outro benefício para quem nunca contribuiu com o INSS? Diferente do que muitos pensam, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como LOAS, não é uma aposentadoria, pois o segurado não precisa contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para ter direito ao benefício.