Quem não sente saudade?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Não é comum não sentir saudades , a não ser que haja algum motivo de origem biológica, ou química para não haver saudades. Após isso ser verificado, sugiro então, que procure um psicólogo para acompanhar se existe algum motivo que te impeça de sentir isso.

Isso acontece porque nós somos seres bem adaptáveis às situações que a vida nos apresenta. Com um período de adaptação, conseguimos nos ajustar a quase qualquer situação inusitada. Isso é visto com graça peculiar quando observamos uma pessoa resiliente.

Acredito que não há nada de errado com essa sua sensação, afinal, os seus sentimentos são genuínos e nós não necessariamente precisamos sentir saudade das pessoas quando não estamos com ela.

Em consequência, é comum serem percebidos como pessoas frias, insensíveis, egoístas e hedonistas, características nada desejáveis em um relacionamento saudável. A impulsividade piora ainda mais a relação, as decisões tomadas sem consultar o/a parceiro/a, de “cabeça quente” e sem pensar.

Os estudos científicos mostram como as pessoas que tem TDAH são duas vezes mais suscetíveis a divórcios do que as pessoas que não tem TDAH (Bierderman et al. in 1993). Esses dados não significam que os que tem TDAH são incapazes de estabelecer bons relacionamentos afetivos.

O déficit de atenção é caracterizado basicamente pela incapacidade que tem uma pessoa de manter sua concentração em atividades triviais do cotidiano, e também pela ocorrência frequente de ações hiperativas ou compulsivas.

Principais sintomas de Déficit de Atenção
Pessoas com DDA costumam apresentar com frequência dificuldade de organização (do tempo e do espaço), dificuldade de aprender com os erros, adiamento de tarefas (procrastinação), impulsividade (falar sem pensar e se adiantar nas respostas).

No dicionário, saudade é definida como “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa, um lugar ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. É importante afirmar que saudade é um sentimento não necessariamente ruim sob a ótica psicológica.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Se a pessoa reagir com entusiasmo, provavelmente ela também estava com vontade de vê-lo; do contrário, ao adiar o encontro ou não parecer muito entusiasmado, muito provavelmente ela não sente a sua falta. Seja honesto, mas não demonstre que está com saudade.

No atual momento em que vivemos – em um contexto de pandemia e isolamento social – três anos sem namorar é absolutamente normal e não deve gerar nenhum tipo de preocupação.

Os médicos dizem que sim, mas ressaltam que quando a pessoa tem TDAH, os problemas são mais freqüentes e acentuados, o que pode ser bastante desgastante para um relacionamento.

O TDAH não é o fim do mundo, embora às vezes você possa sentir como se fosse. Certos indivíduos com esse distúrbio o enxergam da mesma forma que quem não é acometido pelos sintomas o vê: inconveniente, frustrante e incapacitante.

Pessoas com TDAH podem não ter muita autoconsciência, logo, podem ter dificuldade em perceber a impressão que estão transmitindo a outras pessoas ou como seu comportamento contribui para os problemas que estão vivendo em seus relacionamentos. Quem o diz é o psicólogo Russell A.

O diagnóstico de TDAH é clínico, ou seja, é feito através de uma anamnese aprofundada e por meio de questionários de rastreamento – e não testes psicológicos. No caso dos adultos, é importante que a deficiência identificada tenha estado presente na vida dessa pessoa desde a infância.