Quem não responde por falso testemunho?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

O crime de falso testemunho é crime de mão própria, e por isso não admite co-autoria. O advogado que orienta seu cliente não responde como co-autor, mas poderá responder como partícipe.

Encontre evidências de que a declaração é falsa, condição sem a qual o crime de falso testemunho não pode tipificar-se. Apure primeiro as informações relacionadas a fatos, sempre ciente de como a interpretação de várias pessoas acerca de uma mesma situação pode divergir.

O Código Penal Brasileiro traz em seu artigo 342 o crime de falso testemunho ou falsa perícia. Trata-se de condutas contra a administração da justiça e somente pode ser cometido por testemunha, perito, tradutor, contador ou intérprete (pessoas essenciais para a atividade judiciária).

De acordo com o artigo 325 do Código de Processo Penal, para crimes como o de falso testemunho, em que a pena máxima não supera quatro anos, o valor da fiança pode ser fixado de um a 100 salários-mínimos. Ou seja, o valor cobrado de Dias esteve próximo do mínimo estabelecido pela lei.

O falso testemunho (CP, art. 342) é crime formal, cuja consumação dá-se quando o sujeito fizer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, em depoimento prestado em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral.

Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha em processo judicial configura o delito de falso testemunho previsto no art. 342 do Código Penal . No caso, não está evidenciado que os requeridos mentiram ao prestar depoimento em ação de exoneração de alimentos aforada pelo autor.

O grande sábio Salomão diz em Provérbios que: “O mexeriqueiro revela o segredo; não te metas com quem muito abre os lábios”. O mexeriqueiro é o fofoqueiro que anda espalhando notícias falsas e prejudicando outras pessoas, não se importando com as consequências. Aquele que abre muito a sua boca, a si mesmo se arruína.

"Art. 342. Fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete em processo judicial, ou administrativo, inquérito policial, ou em juízo arbitral: ...............................................................................

1 - CONSIDERANDO QUE O DELITO DE FALSO TESTEMUNHO (ARTIGO 342,"CAPUT", CÓDIGO PENAL)É PUNIDO COM A PENA MÁXIMA, EM ABSTRATO, DE TRÊS (03) ANOS DE RECLUSÃO, A PRESCRIÇÃO SE VERIFICA EM OITO (08) ANOS (ARTIGO 109, INCISO IV, CÓDIGO PENAL).

Criar e compartilhar fake news é crime? No Brasil, o Código Penal prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras, os chamados crimes de honra. São eles: calúnia, difamação e injúria.

Esse mandamento diz respeito ao tipo de relação que devemos ter uns com os outros, pois sem a confiança no que é verídico, não seríamos capazes de viver bem em sociedade.

dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a perito para fazer afirmação falsa em depoimento ou perícia é crime punível com reclusão de 2 a 4 meses e multa.

O tratamento dado às vítimas e testemunhas são totalmente distintos, posto que a vítima não presta o compromisso de dizer a verdade e tampouco pode ser responsabilizada pelo delito de falso testemunho. Pode, contudo, ser responsabilizada pelo crime de denunciação caluniosa, previsto no art. 339 do CP.

O magistrado, antes do depoimento, deve compromissar a testemunha, tornando claro o seu dever de dizer somente a verdade, sob pena de ser processada por falto testemunho. Trata-se de formalidade legal, demonstrando à pessoa a ser ouvida o dever jurídico imposto: dizer a verdade a qualquer custo.

Como lidar com pessoas falsas na família

  1. Seja neutro. A primeira coisa a fazer é não tentar desmascarar a pessoa, pois ela é tão manipuladora que acabará revertendo a situação e colocando a culpa em você. ...
  2. Coloque limites. Se você sabe que a pessoa é falsa, não fique testando a falsidade dela. ...
  3. Incentive o autoconhecimento.

Pessoa que oculta a verdade ou não diz o que realmente pensa. Algo ou alguém que tenta enganar fingindo ser uma coisa que não é. Aquilo que foi adulterado, modificado, falsificado.

Desleal; pérfido; traidor.