Quem não pode viajar de avião?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Insuficiência cardíaca grave e descompensada: não deve voar. Insuficiência cardíaca moderada: verificar com o médico se há necessidade de utilização de oxigênio durante o vôo. Revascularização cardíaca: aguardar duas semanas. Taquicardia ventricular ou supraventricular não controlada: não voar.

Especialmente se não se souber que doença desencadeia a febre, deve-se evitar complicações de saúde e prescindir do voo.

Segundo recomendação do Conselho Federal de Medicina, não devem viajar de avião pessoas com infecções respiratórias ativas, tais como pneumonia, tuberculose e sinusite. Isso vale tanto para passageiros como para tripulantes. Quadros de asma não controlada ou com internação recente também não devem embarcar.

Muitas pessoas não sabem a causa e podem confundi-la com outras dores provenientes de regiões da face, principalmente o ouvido. A barodontalgia (“baro”-prefixo de origem grega que indica pressão) pode levar à vertigem, incapacitação e finalização prematura do voo, quando acomete os pilotos.

As mais clássicas são mastigar chiclete ou forçar um bocejo. A chamada manobra de Valsalva também é interessante. Inspiramos, seguramos o ar, depois tapamos o nariz e soltamos a pressão forçando os ouvidos, com muito cuidado. Tudo isso ajuda a equilibrar novamente a pressão no organismo.

Todos os artigos em conjunto não podem ultrapassar 2 kg ou 2 l. O limite, por exemplo, é de 4 latas de aerossol de 500 ml por pessoa. Entretanto, saiba que aerossóis inflamáveis ou tóxicos são proibidos em qualquer quantidade.

O uso de máscaras em aeroportos e aeronaves não será mais obrigatório, mas apenas recomendado. A revogação da obrigatoriedade ocorreu nesta terça-feira, 1º de março, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Você se sente como um pássaro, tendo uma perspectiva única do mundo lá embaixo. É uma sensação de liberdade e admiração que dificilmente pode ser experimentada de outra forma.

Deve também adiar a viagem quem sofreu uma torção de ligamento, ou está com crise de artrose e hérnia de disco na coluna, pois dependendo da posição e movimentação do corpo, pode piorar. Em caso de fraturas de membros inferiores, o melhor também é não ir, pois o risco de trombose é alto.

O transporte aéreo irá permitir ao paciente viajar doente de avião de forma segura, mesmo que em estado crítico. Este será transportado num avião adequado, com todos os equipamentos necessários para qualquer emergência médica e numa rota que seja compatível com o estado de saúde.

É possível voar com sinusite? É claramente desaconselhável um voo regular com sinusite aguda. Devido ao ar seco da cabine e à mudança da pressão do ar, os sintomas existentes podem piorar e a doença pode alastrar-se ainda mais.

Voo ambulância aérea em caso de trombose existente
Qualquer pessoa que seja submetida a um tratamento de trombose deve abster-se de viajar de avião.

Posso viajar com o medicamento? Os passageiros que fazem uso de medicação contínua ou controlada podem viajar tranquilamente, desde que tomem algumas medidas preventivas.

“Posso levar remédios no avião?” Sim, você pode levar seu remédio no avião, inclusive em viagens internacionais.

Em relação à proteção do seguro, se você estiver em um voo e começar a passar mal, haverá cobertura de acordo com o plano escolhido, podendo receber atendimento médico assim que o avião pousar ou uma indenização em caso de morte.

Bem, sobre isso o profissional ressalta que alguns medicamentos benzodiazepínicos (como, por exemplo, alprazolam e clonazepam), da classe de psicofármacos hipnóticos e ansiolíticos, podem ser utilizados antes do voo, como forma de reduzir sintomas fóbicos e ansiosos em indivíduos que sofrem com o medo de voar.