Quem não pode usar unhas de gel?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A colocação de unhas em gel ou em vidro é contraindicada para pessoas com alergia às substâncias utilizadas no composto, portanto, sempre consulte a manicure que está fazendo o procedimento. Também é contraindicado para as pessoas que tenham psoríase, gestantes, diabéticos ou em tratamento contra o câncer.

A fibra de vidro é um tipo de alongamento de unha muito resistente. Ela é ideal para quem faz trabalhos manuais ou para quem digita muito. O seu resultado tende a ser o mais natural possível, pois as suas camadas não costumam ficar muito grossas.

Isso ocorre quando é deixado um espaço entre a unha artificial e a natural, gerando umidade. Mas, vale ressaltar que não é só nesses casos que a micose pode ocorrer, unhas naturais também podem sofrer com a doença.

Pesquisadores apontam que além das alergias, há lesões que podem ocorrer por trauma do leito ungueal (parte abaixo da unha) que levam à queda da unha. Outro ponto estudado é a possibilidade do procedimento favorecer o aparecimento do câncer de pele, que pode surgir até dez a 15 anos após o uso da lâmpada ultravioleta.

O alongamento de unha em gel dura em média 3 meses. Porém, durante esse período é necessário fazer manutenções a cada 20 dias. Isso acontece porque durante esse período a unha cresce, a manutenção serve para aplicar o gel na parte nova da unha.

Tanto no momento do procedimento como pós-procedimento não deve sofrer nenhum desconforto. Por exemplo, caso sinta desconforto no momento de colocar a mão na cabine, remova-a imediatamente. Caso sinta desconforto no momento de lixar, também interrompa o procedimento, pois pode causar danos para a unha.

A unha de fibra de gel tem uma durabilidade média de um mês. O esmalte utilizado na unha geralmente dura cerca de 15 dias. Os valores para fazer a aplicação da fibra variam entre R$ 180 e R$ 250.

Se ocorrer uma emergência, o recomendado é com ajuda de um alicate de unha retirar a camada em gel danificada (com muito cuidado) e depois colocar um algodão com uma solução removedora por cima dos resíduos por cerca de cinco a dez minutos, se precisar mergulhe a unha em água morna para retirar o resto do gel com muito ...

A complicação mais comum do uso prolongado de alongamento é o enfraquecimento das unhas. Isso ocorre porque o processo de remoção do produto é mais difícil. Geralmente é necessário lixar o gel completamente ou deixar as unhas de molho em um removedor.

Claro que são vários os fatores que danificam as unhas após alongamentos, como o uso contínuo, uma má aplicação, remoção da extensão ou até mesmo os hábitos de vida que temos enquanto estamos com as unhas longas.

É normal que depois de ter retirado o gel, as unhas se tornem frágeis e quebradiças, pelo menos nos primeiros tempos. Por isso, mantê-las curtas é fundamental para que a sua recuperação seja mais rápida e eficaz. Prefira um corte arredondado, pois esse é o melhor formato para que não lasquem ou quebrem acidentalmente.

Caso você perceba vermelhidão, bolhas ou inchaços ao redor da unha, significa que ela provavelmente está desenvolvendo alergia aos produtos.

Ela começa sorrateira, com pequenas alterações, como o descolamento das unhas e o aparecimento de manchas brancas ou amareladas.

“Os alongamentos podem reter umidade, tornando as unhas um ambiente propício para proliferação da bactéria. E, quando ela cresce, produz pigmentos verdes característicos chamados pioverdina e piocianina”, explica Hyllo.

Quando os produtos químicos do esmalte em gel como os metacrilatos não secam adequadamente, podem vazar a entrar em contato com a pele. Nessa situação, pode ocorrer a sensibilização aos produtos químicos e o desenvolvimento de alergias.

As unhas acrílicas são mais fortes que as unhas de gel e dispensam o uso da luz led, pois o material seca sozinho. Então, se você está em dúvida entre a acrílica ou a de gel, a primeira é ótima para deixar as unhas mais longas, enquanto o gel ideal para quem deseja um efeito mais natural.

enrole papel alumínio dos dedos
Ainda com a acetona sobre os dedos, enrole um papel alumínio em todas as unhas - o truque garante que o algodão permaneça no lugar. Corte pequenos quadrados e inicie pela sua mão não dominante, assim o processo será mais fácil. Após 10 ou 15 minutos, verifique como estão suas unhas.

Quais os cuidados com as unhas de gel? Fazer manutenções regularmente (a cada 15 ou 20 dias), evitar contato constante com produtos químicos que podem corroer o gel. Ao lavar louça, prefira utilizar luvas e para remover esmalte ou decorações, use removedor de esmalte ao invés de acetona.

A diferença do material reflete no acabamento, o que faz com que o alongamento de fibra de vidro tenha uma aparência mais natural. O alongamento em gel pode ficar mais grosso que as unhas originais, o que reflete na aparência mais artificial, mas feito por uma boa profissional esse efeito pode ser evitado.