Quem não pode usar penicilina?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Os pacientes com alergia às penicilinas não devem mais ser tratados com essa classe de antibiótico. Apesar desta restrição significar a impossibilidade de usar antibióticos muito comuns, como amoxicilina, oxacilina e piperacilina, na maioria das infecções é possível arranjar em esquema antibiótico alternativo eficaz.

Como todo medicamento, a penicilina pode causar efeitos colaterais.
...
Entre eles, estão:

  • febre;
  • erupções cutâneas;
  • trombocitopenia;
  • convulsões;
  • choque anafilático.

Quem tem alergia a penicilina pode tomar amoxicilina? Não. A amoxacilina é do mesmo grupo farmacológico das penicilinas e podem ter reação cruzada.

“Para isso, existem testes específicos que podem ser feitos em coleta de sangue e na pele. O teste de provocação oral é considerado o padrão ouro para diagnóstico de alergias, ele é realizado oferecendo o medicamento para o paciente e observando sua evolução em ambiente hospitalar”, informa a médica.

Reação fatal ocorreu em 1/32.000 injeções. Estudos demonstram que as reações alérgicas consideradas moderadas são pouco freqüentes, observadas em 0,5 a 1,0 de cada 1.000 tratamentos, e as raras reações anafiláticas fatais podem ocorrer em 1,0 a 2,0 de cada 100.000 tratamentos.

Contudo, em pacientes com história de alergia à penicilina, é sugerida a utilização de outros fármacos, tais como outras cefalosporinas, vancomicina ou clindamicina.

A cefalexina é um antibiótico da família das cefalosporinas, quimicamente parecido com a família das penicilinas. A cefalexina é largamente usada na prática médica por ser eficaz contra bactérias comuns, tais como Staphylococcus, Streptococcus e Escherichia coli.

O que é Benzetacil? É um medicamento que tem como princípio ativo a benzilpenicilina benzatina ou penicilina G.

Assim como os outros antibióticos betalactâmicos, a penicilina age impedindo que as bactérias formem essa parede celular, o que resulta em morte das bactérias.

A penicilina, assim como qualquer medicamento, pode causar efeitos colaterais. Entre as reações mais conhecidas, podemos citar reações urticantes, choque anafilático, vermelhidão na pele, febre, nefrite intersticial alérgica, anemia hemolítica, trombocitopenia, convulsões e abalos musculares.

Benzetacil é um antibiótico que contém penicilina G benzatina na sua composição que age eliminando bactérias que causam infecções da garganta ou sexualmente transmissíveis como a sífilis, por exemplo, mas que também pode ser usada no tratamento profilático da febre reumática ou glomerulonefrite, por exemplo.

Sou alérgico a penicilina e Profenid posso tomar dexclorfeniramina e dipirona. Olá, o uso da Dexclorfeniramina pode ser realizado. O uso de Dipirona deverá ser avaliado por seu médico, a partir de sua história de reação ao Profenid, sendo possível uso de outros analgésicos em caso de não poder utilizar a Dipirona.

A Amoxicilina é uma medicação derivada da penicilina, classificada como de segunda geração pois é capaz de combater um espectro maior de bactérias. Portanto, quem possui alergia às penicilinas não deve usar amoxicilina na mesma. Ela é disponível em comprimido ou xarope (suspensão oral).

Quem tem alergia a amoxicilina pode tomar penicilina (Benzetacil)? Não. Esses antibióticos são da mesma família e tem reação cruzada.

Quem tem alergia à penicilina, a principal recomendação é substituir pela classe dos macrolídeos, a qual a azitromicina pertence. Sempre, claro, tomar esses medicamentos com prescrição médica.

O teste cutâneo deve ser considerado quando o paciente tem uma história consistente com uma reação à penicilina mediada por IgE. Eles podem ser feitos quando o paciente está bem e não precisa de antibiótico. Então, se o paciente se tornar doente em um momento posterior, penicilina pode ser utilizada, se indicado.

Normalmente a alergia a penicilina não tem nenhuma relação com a nimesulida, mas lembre-se de que a nimesulida é um anti-inflamatório não hormonal e que deve ser usado sob orientação e cuidados do seu médico.

Por que as pessoas tem alergia à Penicilina? Por terem ação estreita, as Penicilinas ainda são a família de antibióticos mais utilizada e menos tóxica. Ainda assim, elas podem se ligar às proteínas do soro humano e, então, provocar reações alérgicas em indivíduos suscetíveis.