Quem não pode usar limão?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

- Apesar de não causar problemas digestivos, o consumo de limão e frutas cítricas deve ser evitado para quem tem gastrite, refluxo, azia ou intestino irritável e sente desconforto ao consumir a fruta.

“O limão, de forma geral, é muito benéfico, principalmente na manutenção e recuperação da saúde. Por ser rico em vitamina C, combate os problemas respiratórios, como alergias, gripes, resfriados e escorbuto. Excelente antioxidante previne a degeneração prematura do corpo e contribui na absorção de ferro pelo organismo.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

Água com limão regulariza o pH do sangue
Embora contenha ácidos, o limão é um fruto alcalino. Por isso, ingerir água com limão ajuda a normalizar a alcalinidade sanguínea, facilitando, assim, a eliminação de toxinas e combate a processos inflamatórios.

Limão combate gordura no fígado
E é essa água com limão que também vai ajudar no tratamento de quem sofre de gordura no fígado. Começar o dia já ingerindo a receita ajuda a eliminar o excesso de gordura, de açúcares e a desinflamar o órgão.

Doenças cardíacas
O limão tem potássio, que vital para o funcionamento do coração. Ele também ajuda a prevenir doenças como, arritmia cardíaca, hipertensão, etc.

A combinação da água com limão é benéfica para a manutenção da saúde, por ser rica em vitamina C, bioflavonoides (que agem no organismo como potencializadores vitamínicos), cálcio, magnésio e limoneno que, de acordo com estudos, promove a melhora do humor e o alívio do estresse, da queimação e do refluxo gástrico.

Atenção: Pessoas com problemas de gastrite, acidez e irritação de mucosa não devem aderir ao hábito. O limão é muito ácido e vai piorar os sintomas.

Faz bem para o coração
Se você aumentar o consumo de limão, seu coração vai agradecer. “A fruta também é rica em potássio – importante mineral, que auxilia na baixa da pressão arterial. Faz reduzir as chances de infarto e AVC no organismo”, conta o nutrólogo.

Além de eliminar substâncias tóxicas, essa combinação estimula os movimentos intestinais e ajuda o fígado a produzir a bile, ácido importante para a digestão. A bebida ainda ajuda a aliviar sintomas indesejáveis, como ardor no estômago e distensão abdominal.

Alimentação para prevenir a trombose
- Frutas cítricas: Limão, laranja e tangerina, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e são de suma importância porque essa vitamina fortalece a parede dos vasos sanguíneos. Consuma de 3 a 4 porções de frutas diariamente.

A quantidade ideal, no entanto, ainda gera algumas dúvidas. É só não exagerar na dose: consumir de duas a três unidades por dia – aliadas a uma dieta equilibrada – é suficiente para você perceber uma boa diferença na balança.

Além da vitamina C, a parte branca e o bagaço do limão contêm pectina, fibra solúvel que facilita a digestão e regula a absorção de açúcar pelo organismo, aumentando a saciedade e reduzindo as chances de desenvolver diabetes. Quem já tem a doença pode usá-lo para ajudar a controlá-la.

As causas mais comuns da pressão alta são a alimentação rica em sal e a falta de exercício físico regular, mas também pode acontecer devido a algum problema de saúde, como doenças renais ou alterações cardíacas.