Quem não pode usar lente de contato?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Todas as pessoas podem usar lentes de contato? Não. Em casos de alergia ocular severa, baixa produção lacrimal (OLHOS SECOS), infecção ocular crônica ou alguma doença corneana, o uso de lente de contato pode ser contra-indicado.

Para quem são indicadas
As lentes de contato são indicadas para pessoas que precisam corrigir o grau de refração dos olhos por diferentes motivos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia ou por outros problemas oculares que comprometem a visão, como o Ceratocone e outras irregularidades da superfície corneana.

Então, a resposta é sim! Quem tem astigmatismo poderá usufruir do conforto, liberdade e qualidade de vida que as lentes de contato proporcionam.

O primeiro passo é fazer uma consulta com o oftalmologista de sua confiança. Antes de comprar lentes de contato, você precisa da orientação de um profissional, considerando que existem diferentes lentes para cada tipo de problema de visão: miopia e hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Quer tenha visão 20-20, óculos ou lentes de contato, você precisa de exames oftalmológicos regulares para ajudar a manter os seus olhos e a sua visão no seu melhor. Normalmente isto envolve: Testes nos olhos para determinar o erro refrativo e a graduação.

Úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e cegueira listam os danos mais graves aos olhos. Tais doenças, porém, não constam nas embalagens dos principais fabricantes do produto comercializado no Brasil. O consumidor não recebe nenhuma orientação sobre riscos e cuidados exigidos pelo material.

lentes de policarbonato

As lentes de policarbonato são indicadas para pacientes que possuem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. Como a lente de policarbonato possui um índice de refração maior, esse material é ideal para usuários que preferem óculos mais finos.

Qual é o limite de grau para uso de lentes de contato? A maioria das lentes gelatinosas estão disponíveis até 9 ou 12 graus de miopia. Acima de 12 graus só sob encomenda em alguns tipos de lentes. Para o astigmatismo o limite geralmente é até 2 ou 2,5 graus.

Os modelos e a durabilidade das lentes de contato mais comuns do mercado. Descarte diário: Devem ser utilizadas uma única vez por até 12 horas. Após serem removidas, não podem ser reutilizadas, visto que não foram projetadas para receber a ação de produtos de limpeza.

Algumas pessoas de sorte se adaptam às lentes em menos de um dia, enquanto muitas precisam de algumas semanas para se acostumar. De modo geral, os olhos precisam se acostumar à presença e ao contato de objetos externos.

O preço das lentes costuma variar bastante, dependendo principalmente de fatores como tipo, marca e descarte. Uma lente de descarte semanal, por exemplo, pode custar menos de R$50 o par, mas terá que ser trocada por uma nova a cada semana, enquanto uma de descarte anual pode chegar a custar mais de R$300 por par.

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo.

Traumas oculares também costumam aumentar o grau da visão, no caso do astigmatismo. Algumas das causas mais frequentes deles são acidentes, doenças preexistentes (como a miopia, por exemplo) ou cirurgias feitas na região ocular.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

O teste de adaptação de lente de contato, escolhe a lente correta para o olho verificando a interação da lente com a córnea e as pálpebras. O oftalmologista analisa a curvatura da córnea para iniciar o teste, mas somente colocando as lentes nos olhos para garantir a correta adaptação.

Como colocar lente de contato

  1. 1) Lave e seque bem as mãos.
  2. 2) Faça a limpeza das lentes.
  3. 3) Verifique a posição da lente.
  4. 4) Coloque a lente no olho.
  5. 1) Higienize as mãos.
  6. 2) Comece pelo mesmo lado.
  7. 3) Retire a lente do olho.

Sim é possível. Utilizamos essa técnica inclusive para corrigir a visão dos pacientes que tem o grau de um olho muito diferente do outro.

Você precisa de uma consulta com oftalmologista para poder usar lentes de contato, mesmo que você já use óculos de grau. Isso se deve ao fato de que o grau das lentes de contato é diferente do grau receitado para óculos.