Quem não pode usar bupropiona?

Perguntado por: usalgueiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Contraindicações Não use cloridrato de bupropiona se você: - é alérgico ao cloridrato de bupropiona, à bupropiona ou a qualquer outro componente do medicamento; - está tomando outros medicamentos que contenham bupropiona; - tem menos de 18 anos; - recebeu diagnóstico de epilepsia ou outros transtornos convulsivos; - ...

Pode-se dizer que a nicotina aumenta a liberação da dopamina nos neurônios pós-sinápticos, resultando em dependência, sendo assim, a bupropiona age na inibição da recaptação da dopamina e adrenalina, reduzindo os sintomas da retirada do tabaco e o desejo de fumar. Palavras-chave: Bupropiona, tabagismo.

Bupropiona também pode ser usada no tratamento da ansiedade porém é pouco indicada para ansiedade pois pode cursar com sintomas ansiosos como agitação e inquietude em alguns pacientes. Porém sempre é importante consultar um profissional para avaliar cada caso.

Reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

  • Insônia; o efeito colateral mais comum em pessoas que usam Bup (cloridrato de bupropiona) é a dificuldade para dormir. ...
  • Dores de cabeça, boca seca.
  • Enjoo, vômito.

Bupropiona emagrece? O Cloridrato de Bupropiona é uma substância estruturalmente semelhantes às anfetaminas, que são drogas conhecidas por causar perda do apetite. No caso específico da bupropiona, essa ação anorexígena é pequena. Estudos mostram que a perda de peso total com o tratamento varia entre 0 e 2,5 kg.

O efeito de bupropiona é inibido por carbamazepina, fenitoína, ritonavir e efavirenz. O efeito da bupropiona é aumentado pelo ácido valpróico.

ContRA-inDiCAçõeS
A bupropiona é contra-indicada em pacientes com diagnóstico de epilepsia ou outros distúrbios convulsivos, e diagnóstico atual ou prévio de bulimia ou anorexia nervosa, uma vez que foi observada uma alta incidência de convulsões nestes pacientes, quando a bupropiona foi administrada.

É uma medicação que atua como inibidor da recaptação de Dopamina e de Noradrenalina – ou seja, vai aumentar a disponibilidade e atuação desses neurotransmissores. Diferente dos antidepressivos tradicionais, não atua na serotonina, e por esse motivo pode até piorar um quadro de ansiedade.

Desde o seu lançamento, o cloridrato de fluoxetina representou uma revolução nos antidepressivos. Ademais, a substância atua no aumento do nível de serotonina no cérebro (o hormônio da felicidade).

Substâncias dessa classe: escitalopram, paroxetina, sertralina, fluoxetina, venlafaxina e outros.

A bupropiona demora cerca de 2 semanas a 1 mês para ter efeito pleno. Em alguns pacientes pode causar boca seca, náuseas, tontura, insônia e dispepsia (mal-estar no estômago). Esses sintomas são mais comuns no começo do tratamento e costumam desaparecer.

A recomendação em bula do Contrave® 8 mg/90 mg (cloridrato de naltrexona 8 mg e cloridrato de bupropiona 90 mg) e avaliada em estudos clínicos com a medicação, é iniciar com a dose de 1 comprimido pela manhã, com ajustes semanais até a dose máxima de 4 comprimidos ao dia.

A coadministração de cloridrato de bupropiona com digoxina, utilizada para problemas no coração, pode diminuir os níveis de digoxina. Algumas pessoas podem se sentir mais sensíveis ao álcool durante o uso de cloridrato de bupropiona.

Cada um faz parte de uma categoria distinta, como resume a especialista: “A bupropiona pertence ao grupo dos Inibidores da Recaptação de Noradrenalina- Dopamina (IRND). Já a fluoxetina [Prozac] integra o grupo dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS). Agem sobre neurotransmissores diferentes.”

A bupropiona ajuda no tratamento de perda de peso por causa da sua ação de inibir a recaptação dos neurotransmissores noradrenalina e dopamina. Essas substâncias, que ficam disponíveis no sistema nervoso central em quantidade maior graças à ação do remédio, ajudam o paciente a conter impulsos.

Somente você e seu médico podem decidir por quanto tempo você deve tomar Bup® (cloridrato de bupropiona). Pode ser que demore semanas ou meses até que você observe alguma melhora. Discuta seus sintomas com seu médico regularmente para decidir por quanto tempo você deverá usar Bup® (cloridrato de bupropiona).

- Insônia: o efeito colateral mais comum em pessoas que usam Bup® (cloridrato de bupropiona) é a dificuldade para dormir. Se você achar que seu sono está alterado, tente não tomar Bup® (cloridrato de bupropiona) próximo da hora de dormir.