Quem não pode tomar Venvanse?

Perguntado por: rnobrega . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Tendo em vista os possíveis efeitos colaterais do medicamento e dependência, o Venvanse não é indicado para quem tem: glaucoma, problemas cardíacos, ansiedade, hipertireoidismo, arteriosclerose avançada, alergia a estimulante ou histórico de abuso de drogas.

Por isso, seu uso em pacientes que não sofram com TDAH ou compulsão alimentar não é indicado, já que não promoverá os benefícios buscados, pode causar dependência e, sem o acompanhamento correto, pode provocar ainda efeitos colaterais importantes.

O Venvanse libera dopamina no cérebro, semelhante a outras drogas viciantes. Há um alto risco de abuso e dependência no uso sem indicação (TDAH/compulsão alimentar) e sem supervisão clínica.

Nos dois principais estudos em adultos com dimesilato de lisdexanfetamina (princípio ativo do Venvanse ® e Juneve ®) nas doses de 50 mg ou 70 mg ao dia para tratamento do Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA) moderada à grave, a média da perda de peso após 12 semanas foi de 5,8 kg para pacientes que receberam ...

Tendo em vista os possíveis efeitos colaterais do medicamento e dependência, o Venvanse não é indicado para quem tem: glaucoma, problemas cardíacos, ansiedade, hipertireoidismo, arteriosclerose avançada, alergia a estimulante ou histórico de abuso de drogas.

Nesse sentido, os efeitos do Venvanse podem levar de 1 a 2 horas para aparecer, entretanto eles duram mais ao longo do dia quando comparados com a ritalina. O resultado disso é que o Venvanse precisa ser ingerido com menos frequência quando comparado com a Ritalina.

De uma maneira geral, a principal diferença prática entre estas drogas é fundamentalmente o seu tempo de Page 9 ação: - Ritalina 3 a 5 horas, Ritalina LA 6 a 8 horas, Concerta 10 a 12 horas e Venvanse 10 a 12 horas.

Venvanse ou Ritalina: qual é o mais indicado? Assim como a Ritalina, o Venvanse também é indicado para o tratamento do TDAH, porém é feito a partir de outra substância. O Venvanse tem um tempo de ação mais duradouro, mas somente um médico especialista poderá dizer qual dessas opções é mais indicada para cada paciente.

O Venvanse também pode causar o efeito rebote, ainda mais grave do que no caso de outras drogas. "A anfetamina leva a uma intoxicação mais duradoura do que a própria cocaína. Quando são usadas essas substâncias, o humor torna-se elevado, mas pode ser seguido de uma apatia, uma sonolência, depressão ou abstinência.

Há estudos que comprovem o uso do venvanse para controlar a compulsão alimentar sendo seguro e com pouca rejeição no organismo dos usuários, porém não há pesquisas cientificas e nem indicações médicas para o uso do fármaco quando o assunto é emagrecimento.

Os efeitos estimulantes do Venvanse são explicados pelo aumento dos níveis de duas substâncias no cérebro: a dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade, e a noradrenalina, hormônio que deixa a pessoa mais ativa.

Venvanse deve ser tomado uma vez por dia pela manhã, com ou sem alimentos. A ingestão na parte da tarde deve ser evitada devido ao potencial para insônia.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

De uma maneira geral, a principal diferença prática entre estas drogas é fundamentalmente o seu tempo de ação: Ritalina 3 a 5 horas, Ritalina LA 6 a 8 horas, Concerta 10 a 12 horas e Venvanse 10 a 12 horas .