Quem não pode tomar suco de laranja?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

pessoas que têm diabetes; pessoas que precisam controlar o colesterol alto; pessoas que sofrem de esteatose hepática (gordura no fígado).

A laranja faz bem ao fígado, pois além de uma ótima fonte de vitamina C, contem flavonoides e carotenoides, propriedades com ação anti-inflamatória, fundamental para reduzir os danos as células que podem se tornar inflamações e gerar doenças no fígado.

Melo, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, não aconselha o consumo de suco, mesmo que natural, para as seguintes pessoas: Pacientes de diabetes; Pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica; Pessoas que precisam perder peso.

A laranja é uma fruta rica em fibras, vitaminas A, vitamina C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol ruim, protegendo de doenças cardiovasculares, e fortalecem o sistema imunológico.

Fortalece o sistema imunológico
A laranja é rica em nutrientes importantes como as vitaminas A, B e C, que atuam na produção de glóbulos brancos, assim ajudando a reforçar o sistema imune.

Neutraliza radicais livres. Reduz os efeitos do envelhecimento. Diminuem o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis. Anti-inflamatório.

Sim, o suco de laranja é saudável se preparado naturalmente e sem a adição de compostos artificiais. Porém, se possível, o ideal é optar pelo consumo da fruta in natura. No entanto, se houver preferência pelo suco, sua melhor escolha é o natural, e não os embalados ou feitos da polpa.

Os fitonutrientes presentes dão à laranja propriedades cicatrizantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a manutenção da saúde como um todo. Uma dieta rica em frutas cítricas ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como esôfago, boca, laringe, faringe e estômago.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
Esses ingredientes são diuréticos (isto é, auxiliam na hidratação e eliminação de toxinas), ricos em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • dor no abdômen;
  • barriga inchada;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • dor de cabeça constante;
  • cansaço;
  • fraqueza; e.
  • perda do apetite.

O acúmulo de gordura no fígado é comum em pessoas com obesidade, colesterol alto ou diabetes, podendo ser assintomático ou provocar sintomas como dor do lado direito do abdômen, barriga inchada, enjoo e vômitos.

Confira abaixo 5 sucos que fazem muito bem para a saúde e devem ser inseridos na sua dieta:

  1. Suco verde. Existe uma grande variedade de sucos verdes. ...
  2. Suco de beterraba com limão. ...
  3. Suco de inhame com limão e maçã ...
  4. Suco de cenoura com laranja. ...
  5. Suco de laranja com limão, gengibre e chá verde.

Suco integral de uva
Feitas com 100% da fruta, essas bebidas são muito saudáveis por oferecerem polifenois, substâncias antioxidantes poderosas e importantes para a saúde do coração, além de vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

Os sucos de frutas contém um alto teor de frutose. Se tomado em excesso, pode elevar o açúcar no sangue, ganho de peso e aumento do risco de diabete tipo 2, portanto use a moderação.

Laranja é o alimento com maior risco de intoxicação por agrotóxicos, segundo Anvisa. A laranja, o abacaxi e a couve são os alimentos com maior risco de causarem intoxicação aguda, causada pelos agrotóxicos, segundo um estudo feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por tratar-se de uma frutas cítrica, a laranja é um forte alérgeno que, quando consumido em grandes quantidades, pode provocar graves alergias que podem até atingir o sistema cardiovascular, escreve o portal Sputnik.

Para os flavonoides, há a indicação de pelo menos um copo de suco de laranja por dia.

Combate de doenças cardiovasculares
Ao ajudar na redução do colesterol ruim, a laranja combate doenças cardiovasculares e ajuda na manutenção da pressão arterial regulada. A presença de magnésio, potássio e betacaroteno também auxilia no combate de outras doenças.

Mas, afinal, comer laranja à noite é perigoso ou não? Não, comer laranja à noite não é perigoso. Acredita-se que este dito popular tenha origem noutra ideia, um tanto ou quanto errada, de que a laranja é estimulante e que, por isso, pode contribuir para as insónias.

As frutas que o diabético pode comer são principalmente as frescas, principalmente as que podem se comer a casca ou o bagaço e as que são ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com bagaço.

Frutas cítricas: frutas como limão, laranja, tangerina e até o tomate, em geral, aumentam o teor de acidez do estômago. Evite consumir esses alimentos durante uma crise de gastrite e principalmente se estiver com o estômago vazio.