Quem não pode tomar sertralina?

Perguntado por: inascimento . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A sertralina não deve ser usada por pessoas que apresentem hipersensibilidade a quaisquer componentes de sua fórmula. Ou seja, não deve ser combinada com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou com pimozida. Decerto, é importante para você e seu bebê que você fique bem durante a gravidez.

Qual dose é segura para hipertenso? A sertralina não costuma causar elevação da pressão arterial, contudo como qualquer medicação, deve-se manter o acompanhamento médico regular para observacao de possíveis efeitos colaterais.

Efeitos colaterais: quais são os sintomas que a Sertralina causa?

  • Sentir-se doente;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Sonolência;
  • Diarreia;
  • Boca seca;
  • Tontura;
  • Sensação de cansaço ou fraqueza;

Cloridrato de Sertralina: efeitos colaterais
Contudo, existe a possibilidade de o paciente apresentar alguns sintomas, sendo os efeitos colaterais mais comuns: Dor de cabeça. Tontura. Sensação de cansaço ou fraqueza.

A sertralina parece ter uma taxa de sucesso no tratamento da depressão até 40% maior que a fluoxetina.

Ambos são antidepressivos (ISRSs), eficientes, diferentes apenas no efeitos indesejáveis, a fluoxetina dá mais colaterais do que a sertralina e ligeiramente menos eficaz.

O Cloridrato de Sertralina não é tarja preta, mas sim tarja vermelha.

O NHS indica que a sertralina pode aumentar o ritmo cardíaco e que as pessoas com problemas de coração devem falar com o médico antes de tomar o fármaco, em especial aquelas que tomam medicação para esse problema.

A Sertralina é uma das medicações de sua classe mais segura para aqueles que possuem alguma doença cardíaca. É comum no início do tratamento, principalmente em paciente ansiosos, ter mais efeitos colaterais ( como colega já citou) , com piora dos sintomas de ansiedade, como palpitações, dor no peito.

A Sertralina pode ser usada em casos de depressão, sintomas de ansiedade, de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno do Pânico, Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TSPT), Fobia Social e Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM), assim como no Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

A sertralina pode, de fato, trazer alguns efeitos colaterais no início do tratamento ou quando aumentadas as doses. Os sintomas de fraqueza e formigamento são alguns exemplos.

Sabe-se que um dos possíveis efeitos colaterais da sertralina é a perda de peso, embora o emagrecimento não seja tão significativo, variando de 0,5 a 1,0 kg. Como o medicamento controla a ansiedade, pode ajudar a pessoa a comer menos e, consequentemente, controlar seu peso ou até emagrecer.

Sertralina pode frequentemente causar insônia ou sonolência nas primeiras semanas de uso, enquanto o seu organismo ainda não estiver adaptado e o balanceamento químico do cérebro não estiver totalmente equilibrado à substância.

A suspensão abrupta dos antidepressivos como a Sertralina pode ter como consequência sintomas de retirada, que são parecidos com os de abstinência, incluindo dor de cabeça, náuseas, tonturas, mal-estar geral, distúrbios de consciência, palpitações, ansiedade, etc.