Quem não pode tomar probióticos?

Perguntado por: iarruda . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Os cientistas revelaram que o consumo de probióticos por pessoas com diabetes tipo 2 foi capaz de diminuir alguns marcadores importantes do estado de saúde do paciente diabético, como a resistência à insulina.

A duração da cura aconselhada é de 4 a 6 semanas. Idealmente, os probióticos devem ser tomados ao pequeno-almoço.

O uso de probióticos – microrganismos vivos que conferem benefícios à saúde das pessoas quando administrados em quantidades adequadas – nos portadores da Doença de Crohn, uma das principais enfermidades inflamatórias intestinais, mostrou-se eficiente no controle da diarreia, sintoma frequente nestes pacientes.

Como saber o probiótico que preciso? Existem basicamente dois cenários para que uma pessoa tome probióticos: Ter algum problema intestinal existente. Ser relativamente saudável e estar buscando manter a saúde intestinal.

Probiotic-10

Qual o probiótico mais completo do mercado? O Probiotic-10 da Now Foods é bem completo. Sua fórmula possui 10 cepas e 25 bilhões de culturas vivas.

Pessoas com diabetes não se beneficiam do uso de probióticos
Os cientistas revelaram que o consumo de probióticos por pessoas com diabetes tipo 2 foi capaz de diminuir alguns marcadores importantes do estado de saúde do paciente diabético, como a resistência à insulina.

Os Probióticos são micro-organismos vivos, capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal. Eles facilitam a formação da chamada barreira probiótica no intestino, inibindo assim, o desenvolvimento na microbiota intestinal de bactérias que causam doenças.

Os probióticos são considerados agentes naturais e seguros para alívio da constipação funcional em adultos. Já, na diarreia, o uso e eficácia dos probióticos são consagrados, principalmente em crianças. Probióticos diminuem a duração da diarreia em 1 dia, em média, e a frequência de evacuações já no 2º dia de uso.

O consumo de probióticos é recomendado em situações de desequilíbrio da flora intestinal, que costumam acontecer após o uso de antibióticos, após períodos de estresse ou quando se tem uma alimentação pouco saudável.

O melhor momento para ingerir os probióticos é antes ou após as principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Isso porque os alimentos ajudam os suplementos a passarem pelo estômago, um local com muita quantidade de ácido. Sem o auxílio, as chances das bactérias serem destruídas em meio à acidez é maior.

Por conta do repouso noturno do intestino, o uso de probióticos antes de dormir também é indicado, pois permanecem por mais tempo em contato com a mucosa.

Probióticos nas doenças inflamatórias intestinais
As espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium são mais comumente usadas nas doenças intestinais, mas outras como Saccharomyces e algumas E. coli também podem ser utilizadas.

O probiótico Simfort Vitafor é um dos mais vendidos do mercado e é o melhor probiótico em sachê do nosso ranking. Com 5 bilhões de culturas vivas e 5 cepas, é perfeito para proporcionar uma microbiota intestinal saudável. Sua embalagem contém 30 sachês em pó, sendo uma opção muito prática e versátil.

Veja algumas situações em que os probióticos podem ajudar no controle do excesso de gases: Melhora da cólica relacionada a gases intestinais em crianças – estudos mostram que probióticos que contêm Lactobacillus podem ajudar no alívio desse tipo de dor, comum em bebês.