Quem não pode tomar pantoprazol?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Contraindicações. Pantoprazol não deve ser usado por indivíduos que apresentem alergia conhecida aos componentes da fórmula ou a benzimidazois substituídos. Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos de idade.

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...

Pantoprazol Comprimido 20 mg é indicado para:
Tratamento da doença por refluxo gastroesofágico sem esofagite, das esofagites leves e de manutenção de pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada para prevenção de recidivas em adultos e pacientes pediátricos acima de 5 anos.

Não há interações significativas entre estes fármacos. Não deixe de seguir acompanhamento médico regular e manter contato com seu profissional.

O tempo de tratamento com pantoprazol depende do motivo que está causando a dor em seu estômago. De uma forma geral, o tempo de tratamento varia entre 1 a 2 meses. Alguns pacientes necessitam de maiores doses da medicação ou associações de remédios. Procure seu médico caso maiores dúvidas.

Para que serve Pantoprazol Medley
Gastrites (inflamação do estômago) ou gastroduodenites (inflamação do estômago e do início do intestino) agudas ou crônicas e dispepsias não-ulcerosas (dor ou desconforto na região do estômago que não está relacionada com a presença de úlceras);

Portanto, se tem realmente a indicação do uso destes medicamentos, PODE USAR SIM. Fale com seu médico, converse, tire suas dúvidas, e evite auto medicação! Deixo aqui abaixo, na íntegra, o posicionamento oficial da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), publicado ontem (19-12-2017).

Comprimido. Pantoprazol pode ser administrado com ou sem alimentos.

Nunca deve parar de tomar os inibidores de bombas de protões de forma repentina, pois os sintomas podem voltar e ainda mais fortes. O aconselhável é reduzir a dose para metade nas duas primeiras semanas. Se está a tomar um comprimido por dia passe a tomar dia sim, dia não, durante duas semanas.

A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de Pantoprazol 20 mg uma vez ao dia. A duração do tratamento fica a critério médico e depende da indicação. Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido. Na esofagite por refluxo leve, em geral um tratamento de 4 a 8 semanas é suficiente.

Chá para refluxo: camomila
O chá de camomila é comumente indicado para o tratamento de ansiedade e estresse, já que possui propriedades relaxantes em sua composição. Além disso, tais componentes possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a melhorar a digestão e acalmam todo o trato digestivo.

O leite, em teoria, não teria riscos ao ser usado com omeprazol. Mas lembre-se que tudo é individual. Tudo é personalizado em Medicina. Lembro também que o leite poderia piorar sintomas como azia e queimação, devido a ter proteínas e cálcio, que aumentam a produção de ácido pelo estomago.

Conhecida também como losartana potássica, esse remédio deve ser usado apenas com indicação médica e seu uso não deve ser interrompido ou substituído por outro remédio sem orientação médica, pois parar o tratamento da pressão alta ou da insuficiência cardíaca pode causar riscos para a saúde, como infarto, derrame ou ...

Qual remédio substitui o losartana? A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

A Sanofi Medley informou que está recolhendo do mercado três formulações de medicamentos com o princípio ativo losartana porque foram encontradas impurezas nos comprimidos que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer.

Para erradicação do Helicobacter pylori
Nos casos de úlcera gástrica ou duodenal associados à infecção por Helicobacter pylori, a erradicação da bactéria é obtida por meio de terapia combinada com dois antibióticos, motivo pelo qual se recomenda nesta condição administrar o pantoprazol em jejum.

O início de sua ação se dá logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de três dias. Após a interrupção da medicação, a produção normal de ácido é restabelecida dentro de três dias.

Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal.

Quais são os sintomas de H. pylori?

  • sensação de distensão abdominal (barriga inchada); ...
  • dor e queimação no estômago; ...
  • falta de apetite; ...
  • náuseas e vômitos (volumosos ou com sangue são agravantes); ...
  • excesso de gases no estômago; ...
  • arrotos frequentes; ...
  • fezes muito escuras ou com sangue.