Quem não pode tomar o vinagre de maçã?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

O vinagre de maçã não deve ser consumido por quem tem alergia ao vinagre de maçã ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.

Vinagre de Maçã é bom para:
Por ser rico em potássio, equilibra o sódio no organismo, ideal para quem tem pressão arterial alta. Além disso, ele contém pectina, que auxilia na diminuição do LDL – o colesterol ruim.

Além de promover boa digestão, o vinagre de maçã em jejum ainda promove o equilíbrio do sistema linfático, ajudando o sangue a fluir sem impedimentos, reduz a pressão arterial, colesterol e triglicérides e equilibra a alcalinidade do organismo.

"Ele é bom para facilitar a digestão, para ter uma pele mais saudável, para melhorar o hálito e também ajuda a dar saciedade", diz a nutricionista. Além disso, o vinagre de maçã protege o fígado e é um ótimo diurético para quem retém muito líquido no corpo.

Recomendação da nutricionista. A nutricionista Denise Toledo recomenda incluir 1 a 2 colheres de sopa ao dia do vinagre de maçã na alimentação, podendo adicionar em saladas, preparação de carnes ou misturar com água 100 mL de água com limão e tomar 15 minutos antes do almoço e jantar.

Além de todos esses benefícios, o vinagre de maçã ajuda a proteger o fígado, favorece a saúde hepática, tem ação diurética e benefícios antioxidantes.

Você pode beber vinagre de maçã todos os dias, mas não exagere. “O vinagre de maçã é ácido, e grandes quantidades podem ser muito para o seu estômago. É por isso que é melhor limitar-se a uma colher de sopa por dia”, diz Ayesha.

Contraindicações

  • Tomar vinagre de maçã com estômago vazio pode causar enjoo;
  • Sua ingestão causa perda de apetite;
  • Há uma correlação entre o consumo de vinagre de maçã e diarreia;
  • Tomar vinagre de maçã puro pode queimar o esôfago, portanto ele deve ser consumido diluído em água.

Verdade. O vinagre de maçã, segundo estudos científicos, pode ser eficaz na redução dos níveis de glicose e insulina no sangue, sendo considerado uma ferramenta adjuvante para melhorar o controle glicêmico, quando associado à uma dieta equilibrada e aos demais tratamentos indicados para cada paciente.

Ao contrário do que muitos pensam, o vinagre de maçã pode ser usado para indivíduos com refluxo gastroesofágico ou gastrite, mesmo sendo rico em ácidos. Na verdade, é exatamente essa composição que auxilia na regulação da produção de ácido gástrico, aliviando a sensação de queimação e a azia.

Para ajudar a emagrecer, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber antes de dormir, durante o café da manhã, almoço ou jantar. Outras formas de ingerir o vinagre de maçã, é usar como tempero, adicionando em saladas, legumes, carne, frango ou peixes.

O vinagre de maçã libera triptofano, uma substância que pode ser transformada em serotonina e que favorece o estado físico em geral, além de evitar que nos sintamos tão cansados a ponto de não conseguirmos conciliar cansaço e sono.

Os alimentos ácidos podem causar indigestão e refluxo ácido em algumas pessoas, sobretudo quando são tomados antes de se deitar. Além disso, parece que o possível efeito de perda de peso que poderia ter o vinagre de maçã viria dado por estas náuseas que causa, e que fazem com que não tenhamos vontade de comer.

Vinagre de maçã em jejum – dilua 1 a 2 colheres de sopa de um vinagre de maçã de boa procedência, preferencialmente orgânico, em um copo de água, e beba 20 minutos antes do café da manhã. Caso prefira, a mistura poderá ser consumida antes do almoço ou do jantar.