Quem não pode tomar o chá de hortelã?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 7 votos

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

Alivia a síndrome do intestino irritado: seu consumo regular pode ajudar no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases e etc. Ação contra gripes e resfriados: o mentol é um ótimo descongestionante e expectorante, ajudando a diminuir a dor de garganta e a tosse seca.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

Chá de hortelã:
A hortelã é uma planta com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Além disso, o chá para fígado ajuda a aliviar o estresse e pode ser consumido duas vezes ao dia.

Os efeitos colaterais da hortelã-pimenta estão relacionados com o consumo excessivo dessa planta, podendo incluir reações de alergia na pele como coceira, ardor, vermelhidão ou urticária, irritação das mucosas do estômago, como dor no estômago, enjoo, vômito, azia, sensação de barriga inchada ou má digestão.

A hortelã faz bem para a saúde? Sim!

  • Alivia tosse e congestão nasal.
  • Combate doenças respiratórias.
  • Melhora a Síndrome do Intestino Irritável.
  • Reduz os gases.
  • Melhora a digestão.
  • Melhora a saúde da pele.
  • Possui ação calmante.

O gengibre pode ser usado, porém com moderação assim como a canela. Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

É verdade, o chá de hortelã ajuda a dormir em razão do efeito relaxante da erva, que ajuda a combater o estresse e a insônia. Além disso, é um chá que não contém cafeína. Os benefícios dessa substância não se restringem ao descanso e relaxamento.

Além disso, o chá de folhas de hortelã também ajuda a proporcionar uma noite de sono tranquila, especialmente se combinado com outras ervas calmantes como a camomila ou a lavanda. Contudo, é na hora da digestão que essa infusão poderosa brilha de verdade.

Tomar chá de hortelã-pimenta à noite pode ajudar na digestão e evitar desconfortos estomacais que podem perturbar o sono.

Seu uso deve ser cauteloso em pessoas com pressão arterial baixa. Hortelã: indicado para situações de cólicas abdominais, flatulência (gases) e problemas hepáticos. Não deve ser utilizado em casos de obstruções biliares, danos hepáticos severos e durante a lactação.

- Evitar chá preto, chá-mate e chá de hortelã. Se for possível, tome chá de erva- doce ou erva-cidreira, todos os dias. - Evitar chicletes. - Evitar bebidas alcoólicas.

Indicação: Distúrbios gastrintestinais, vermífugo (giardíase e amebíase), gases, analgésica, anti-séptica, antiespasmódica, antiinflamatória, tônica, problemas respiratórios.

COMO FAZER O CHÁ DE HORTELÃ PARA GORDURA NO FÍGADO:

  1. Coloque algumas folhas de hortelã-pimenta frescas em um bule ou xícara.
  2. Ferva a água e despeje sobre as folhas de hortelã.
  3. Deixe em infusão (imersão da folha diretamente na água quente) por cerca de 5 minutos.
  4. Coe e sirva em uma xícara.

Para fazer seu próprio chá de hortelã:

  1. Ferva 2 xícaras de água;
  2. Desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de folhas de hortelã;
  3. Tampe por 5 minutos;
  4. Coe o chá e beba.