Quem não pode tomar o chá de hibisco?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

A flor é contraindicada para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura, fraqueza e sonolência. Recomenda-se sempre buscar orientação médica antes de começar a tomar o chá, pois somente um profissional da área da saúde tem qualificação para indicar o consumo seguro de hibisco.

O chá de hibisco possui ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, além de efeito cardioprotetor e vasodilatador, devido a presença de flavonoides e ácidos orgânicos, que ajudam a aumentar os níveis plasmáticos da lipoproteína de alta densidade (HDL-C) e diminuir concentração plasmática da lipoproteína de baixa ...

O hibisco é uma planta que pode ser utilizada para tratamento de pedra nos rins, pois tem propriedade diurética, ou seja, aumenta a frequência urinária.

Melhora a saúde do fígado: O Chá de hibisco é capaz de aumentar as enzimas desintoxicantes e ajuda na diminuição dos danos ao fígado. Um estudo mostrou que o consumo do chá de hibisco melhorou a esteatose hepática, doença causada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode levar a insuficiência renal.

Quantidade por dia
Se consumido excessivamente, o hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos importantes para o corpo, como sódio e potássio. Portanto, é preciso ter moderação.

As propriedades hipoglicemiantes e hiperglicêmicos do Chá de Hibisco pode ser benéfico para aqueles que sofrem de distúrbios de açúcar no sangue, como diabetes.

Para emagrecer tomando chá de hibisco é recomendado tomar 2 xícaras do chá diariamente, depois principais refeições, por até 12 semanas.

Pessoas que sofrem de diabetes podem tirar proveito do chá de hibisco, uma vez que a bebida ajuda na melhora dos níveis de glicose no sangue, geralmente altos em quem possui diferentes tipos de diabetes.

Por ser isento de cafeína ele pode, inclusive, ser tomado à noite, pois não afeta o sono", explica Tamara sobre os benefícios do chá de hibisco.

Modo de preparo
Ferva 200 ml de água, retire do fogo e inclua o hibisco e a canela. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 15 minutos. Em seguida, coloque o suco de limão, misture e pronto.

Ele realmente emagrece
de ser importante contra o processo de retenção de líquidos. Ele também ajuda a reduzir um processo celular chamado adipogênese, onde as células envelhecem e acumulam mais gordura. Isso torna sua ingestão muito útil para as pessoas que buscam perder peso.

A hipotensão é o único efeito colateral confirmado do chá de hibisco, mas algumas pessoas podem experienciar outros males como tontura, enjoo, escurecimento da visão, sensação de fraqueza e até desmaios.

“Como qualquer outra planta, o hibisco pode causar toxicidade se for consumido em doses excessivas, pois tudo o que ingerimos precisa ser metabolizado e eliminado pelo fígado e rins”, afirma.

Dieta do chá de hibisco ajuda a eliminar 4 quilos em 2 semanas, melhora o intestino, a digestão e a retenção de líquidos.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.

Algumas das plantas que possuem potencial de problema no fígado são: Crotalaria, Heliotropium, Confrei, Valeriana, ervas chinesas, Sene, Plantago ovata, Erva cavalhinha, Kava-Kava, Sacaca, Chá Verde, Cascara sagrada e Chaparral.

É muito bem descrito na literatura, há vários relatos e papers que mostram casos de hepatite fulminante causada por uso de chá verde." De acordo com a médica, além do chá verde, carqueja e mata verde também são ervas conhecidas na literatura médica por serem prejudiciais ao fígado.

A proporção deve ser de 500 ml de água para 2 colheres de sopa de hibisco seco, sendo esta quantidade média recomendada por dia para obter os benefícios. Pode ser consumido quente ou frio, com outras especiarias.

A Boa Formatrouxe uma notícia surpreendentemente gostosa: o chá de hibisco ajuda a eliminar até 4 quilos em 15 dias e não é amargo.

Além disso, o hibisco possui ação diurética: por isso é um aliado para evitar a retenção de líquidos. Já o limão deixa nosso suco gástrico mais ácido, o que melhora a digestão da proteína e reduz processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina.

Muita gente não sabe, mas o chá de hibisco também funciona como ótimo calmante, sendo indicado para amenizar sintomas de estresse, ansiedade ou insônia. Para que o efeito tranquilizante seja ainda mais forte, uma boa dica é usar outras ervas medicinais no preparo do chá - como hortelã, capim-limão e camomila.