Quem não pode tomar o chá de capim santo?

Perguntado por: lpaz . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

O uso do capim-santo não é indicado para mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Assim como não pode ser usado por crianças com menos de 18 anos, pessoas com doenças no coração, rins ou figado.

Chá de capim-cidreira: contraindicações
Pessoas alérgicas a outras ervas da família Poaceae. Alguns exemplos são: trigo, centeio e cevada. Gestantes e lactantes devem evitar este chá. Por poder afetar a pressão arterial, este chá não pode ser consumido por cerca de 2 semanas antes de um procedimento cirúrgico.

Conhecido também por Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, o Capim-cidreira possui um aroma agradável, que remete ao perfume do limão. Em suas propriedades encontramos o efeito relaxante e calmante, que faz dele um dos mais ideais tipos de chá para tomar a noite.

O uso de capim-santo pode causar efeitos colaterais e possui contraindicações, como: Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);

– Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.

Por exemplo, muitos diabéticos podem ser hipertensos, e por isto devem evitar o chá verde, que tem efeito termogênico, aumentando as chances de um infarto. A boa saúde é resultado de uma vida regrada, boas noites de sono, exercícios físicos regulares e alimentação saudável.

O chá feito a partir das folhas do capim santo pode auxiliar na digestão, reduzindo sintomas como flatulência, cólicas e indigestão. Além disso, sua ação antimicrobiana pode ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas.

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta similar à hortelã. Com folhas delicadas, costuma alcançar entre 30 e 60 cm de altura. Já o capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-santo, tem folhas longas e finas que cresce em um formato de tufo ou moita.

Benefícios do Capim Cidreira Para que serve: Melhorar a digestão e tratar alterações do estômago; Ação anti-inflamatória e analgésica; Protege a saúde do coração; Regular a pressão arterial; Diminuir inchaço; Aliviar a gripe.

Principais propriedades da Erva Cidreira: Antiespasmódico, estomáquico, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta (faz baixar a pressão) e asma.

A erva cidreira é famosa por seu efeito calmante. Por isso, principalmente em momentos de estresse – quando a pressão arterial tende a se elevar, o chá de erva cidreira pode ajudar a controlá-la.

Algumas pesquisas afirmam que o capim santo também pode ajudar a emagrecer. Isso se deve ao fato do chá ajudar a acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo não acumule gordura e a gaste como energia. Além disso, as propriedades diuréticas ajudam na eliminação de toxinas.

Chá de valeriana:
A valeriana é outra erva poderosa que pode auxiliar no sono. Ela é conhecida por aliviar a ansiedade e o estresse, criando um ambiente propício para dormir profundamente. Recomenda-se consumir valeriana regularmente algumas horas antes de ir para a cama para obter os melhores resultados.

Chá de capim cidreira contra indicações
O chá deve ser evitado por grávidas ou que pretendem engravidar porque, quando consumido em excesso pode ter um potencial abortivo. Também, não deve ser consumido por pessoas que tomam medicamentos para o controle da pressão arterial.

Uma pesquisa afirmou que a interação de algumas ervas com efeitos fitoterápicos, como o chá verde, chá de camomila e erva-de-São-João, podem causar danos nos rins, hemorragia, náusea, vômito, diarreia, problemas de saúde mental, convulsão e dor muscular.

Quanto de chá tomar por dia? De acordo com a nutricionista Giovanna Rezende, a maioria dos chás pode ser consumido diariamente, em doses pequenas, como de uma a duas xícaras diárias. Alguns não oferecem perigo se tomados até cinco xícaras, mas isso deve ser avaliado com um nutricionista.

Quem não deve consumir
O chá de erva-doce não deve ser consumido por crianças menores de 12 anos e por pessoas com alergia ao anis ou ao composto anetol. Da mesma forma que esse chá também é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Alguns chás populares para esse fim incluem camomila, lavanda, valeriana e erva-cidreira. Essas ervas contêm compostos naturais que têm propriedades relaxantes e sedativas que podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

O chá de camomila (Matricaria chamomilla) contém vários compostos naturais que podem ajudar a dormir melhor e combater a insônia. Um dos principais compostos é a apigenina, um flavonoide que tem propriedades ansiolíticas e sedativas.

Camomila

São eles: Camomila (Chamomilla recutita) Capim Cidreira/Capim Limão (Cymbopogon citratus) Erva Doce (Pimpinella anisum)