Quem não pode tomar maca peruana?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para quem a Maca Peruana não é recomendada? A suplementação Maca Peruana não é recomendada durante a gravidez, amamentação, para mulheres com histórico de doenças ou câncer dependente de estrogênios, como endometriose, câncer de mama, ovário ou útero, entre outros.

O consumo regular de maca peruana controla o colesterol ruim (LDL) e aumenta as taxas do bom colesterol, além de diminuir a hipertensão e ter efeito vasodilatador, devido à presença do ômega 3 em sua composição.

Quando a Maca Peruana começa a fazer efeito? É bom lembrar que, por não ser um medicamento, assim como todo alimento natural, os efeitos da Maca Peruana são percebidos a longo prazo. Dependendo do organismo de cada pessoa, eles podem ser notados, em média, após 3 ou 4 semanas.

A maca peruana é um ótimo aliada para quem faz tratamento de ansiedade, pois ajuda na produção hormonal e aumentando a vitalidade. Portanto, ajuda na redução da ansiedade e nos sintomas de depressão. Consequentemente, aumentando a energia vital todos os dias.

Os efeitos da Maca Peruana podem aparecer no período de 8 a 12 semanas, após iniciar o tratamento. Mas, esse período pode variar conforme a necessidade de cada situação, com isso é muito importante consultar o médico para analisar a situação e iniciar o tratamento corretamente.

A sugestão de consumo é de 2 comprimidos ao dia com água, para ter melhor efeito no organismo. Podendo ser ingerido antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. O consumo da maca peruana pode ser feito em qualquer horário do dia e de acordo com a indicação profissional.

Como tomar maca peruana
A dose diária recomendada de maca em cápsulas é de cerca de 3g, dividida em 3 vezes, que podem ser tomadas durante as refeições, e por um período de até 4 meses.

A maca peruana é embalada com vitaminas e minerais, incluindo zinco, magnésio e ferro. Esses minerais são essenciais para a produção saudável de testosterona e podem ajudar a aumentar a capacidade do corpo de produzir e usar a testosterona disponível com eficiência.

Portanto, o consumo de maca peruana pode ser bastante útil para quem tem diabetes.

Pode ser usada para diminuir a pressão arterial
Apesar de não haver indícios de toxicidade presentes na raiz peruana, há estudos feitos em pacientes com síndrome metabólica em que a administração de maca na dose de 0,6 g/dia durante 90 dias resultou em uma elevação moderada da pressão arterial diastólica.

"A Maca Peruana é classificada como um alimento que auxilia na estimulação de produção hormonal, ajudando na melhora da libido em mulheres e homens, e dos sintomas em mulheres menopausadas, como as ondas de calor (fogachos).

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR MACA PERUANA? A suplementação de maca peruana pode ser feita em qualquer horário do seu dia, seguindo as orientações do profissional nutricionista.

Como tomar Maca peruana: antes ou depois do treino? O tubérculo em cápsulas pode ser tomado tanto antes quanto depois do treino. Os benefícios são proporcionados independentemente do momento que você definir para tomar o superalimento.

Maca peruana pode aumentar a ansiedade, dar taquicardia? Em indivíduos muito sensíveis e com quadro de ansiedade importante, dependendo da dosagem, é possível que ocorra sintomas ansiosos. Procure um médico de sua confiança para melhor avaliar.

Maca peruana e tribulus terrestris não aumentam testosterona.

Preço: quem não consegue se adaptar ao sabor da maca peruana pode optar pelas cápsulas, que tem o preço ainda mais elevado. E mesmo que a opção escolhida seja a maca peruana em pó, o valor deve estar incluso no orçamento mensal, o que pode pesar um pouco, já que o uso é diário e a longo termo.

Não há contra-indicação para o uso de maca peruana em pacientes com "gordura no fígado", mas não há nenhum benefício documentado também.

Café: pra começar o dia cheio de energia, inclua a maca peruana na sua principal refeição. Dá para polvilhar no café, numa salada de frutas ou no seu iogurte com granola.