Quem não pode tomar isotônico?

Perguntado por: umello . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Esse suplemento é recomendado durante e depois da atividade, e deve ser evitado por indivíduos que não praticam exercícios, sofrem de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou doenças renais.

Consumo de isotônicos pode causar obesidade e perda de dentes em crianças e adolescentes. Uma pesquisa britânica revelou que um grande número de crianças e adolescentes estão correndo risco de ficar com os dentes enfraquecidos ou desenvolver obesidade por consumir bebidas isotônicas com alto teor de açúcar.

Somada ao álcool, que também é diurético, o efeito fica ainda mais intenso. AÇÚCAR: A maioria dessas bebidas contém açúcar. Portanto, seu uso não é indicado para quem tem diabete. Pessoas que sofrem de alterações cardíacas e problemas de pressão arterial também devem redobrar os cuidados com a bebida.

O quanto você deve consumir varia de até 1 litro de isotônico e 1 litro de água. A quantidade muda de acordo com quanto você suou (se você suar pouco, apenas 1 litro de isotônico; se suar muito, beba 1 litro de isotônico e mais 1 litro de água). Ideal é consumir em treinos longos com mais de 1 hora ou explosivo.

- No contexto de pós-prova a melhor opção é o isotônico por conta dos eletrólitos. Água de coco tem um pouco de carboidrato, de sódio, potássio, mas o isotônico é mais concentrado. O excesso, claro, faz mal, porque a gente concentra muito esses eletrólitos e acaba se tornando prejudicial para o corpo.

Uma alternativa caso a pessoa não tenha acesso à água de coco é improvisar. De acordo com Maria Matos, o suco de laranja também pode ser a base para um excelente isotônico caseiro: “Suco de laranja caseiro, porção de sal, água, gelo e já está pronto. Fica perfeito.

Pode ser suco, água ou isotônico e deve ser consumido cerca de 15min antes da atividade. Porém, não é recomendável beber isotônico antes se você já fez uma refeição com carboidratos, para não haver excesso deste nutriente no seu organismo.

As bebidas isotônicas possuem concentrações de eletrólitos semelhantes ao sangue humano fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido, uma vez que a biodisponibilidade de seus nutrientes foram largamente estudadas e padronizadas.

Os isotônicos são bebidas esportivas ricas em carboidratos e sais minerais (sódio e potássio), com formulação semelhante ao plasma humano, que ajudam a repor os nutrientes perdidos durante o exercício. A adição do sódio nas bebidas esportivas ainda favorece a absorção de água e carboidrato pelo intestino.

Além da água, bebidas isotônicas, por conter sódio e eletrólitos, também são indicadas, pois repõem a hidratação.

Gatorade traz benefícios para toda pessoa saudável que se submeta a qualquer tipo de exercício físico, de uma simples caminhada a uma competição esportiva profissional.

Embora o Gatorade possa ser útil para tratar a diarreia em alguns casos, existem algumas precauções e contraindicações a serem consideradas: O Gatorade não é a melhor opção para crianças pequenas e idosos, que podem se beneficiar mais de soluções como Pedialyte ou SRO.

“Por se tratar de uma bebida rica em carboidratos, pode levar ao ganho de peso e não deve ser consumida por diabéticos. Pessoas hipertensas e com doenças renais também não devem consumir por causa da presença de sódio”, orienta.

Fora o motivo óbvio, do aumento de volume da água e que pode causar algum problema com a garrafa, os componentes adicionais (sais minerais, colorizantes, flavorizantes) podem se separar da mistura, o que poderia comprometer o sabor da bebida após descongelar se não fossem devidamente misturados de novo.

Crianças só devem consumir isotônicos se forem atletas que participam de competições. O uso indiscriminado, para substituir a ingestão de água ou sucos naturais, deve ser abolido, destacaram os especialistas. Antes dos exercícios, é indicado ingerir de 200 ml a 400 ml de líquidos.

Os diabéticos podem sim tomar isotônicos, como é o caso do Gatorade, Powerade, dentre outros, entretanto eles devem ter alguns cuidados. Continua Depois da Publicidade Sabe-se que a ingestão de carboidratos precisa ser controlada quando se tem diabetes.

Em qualquer caso, pelas conclusões obtidas, os pesquisadores recomendam evitar o consumo destas substâncias por menores ou por pessoas com problemas cardíacos como arritmias.

O consumo de isotônicos serve para quem pratica atividades físicas intensas, seja na academia, crossfit ou por meio de esportes diversos, como ciclismo, futebol e corrida. O ideal para esses casos é tomar o isotônico em quantidades moderadas, durante e após se exercitar.

Na comparação, a água de coco tem cinco vezes mais potássio que os isotônicos. O potássio é importante para quem faz exercícios físicos porque evita as cãibras. Além da água de coco, a banana é uma fonte rica nesse elemento. Por outro lado, a água de coco tem dois terços da quantidade de sódio dos isotônicos.

Um estudo realizado pela Universidade de Medicina de St. Andrews sobre o assunto surpreendeu até mesmo os pesquisadores: o resultado mostrou que a bebida que mais hidrata o corpo humano é o leite desnatado.