Quem não pode tomar espinheira santa?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Quais as contraindicações do Espinheira Santa EC? Não se deve administrar a tintura, por conter álcool, a pessoas sensíveis e ou dependentes do álcool e a pacientes hipersensíveis a droga. Este medicamento é contra-indicado para crianças menores de 12 anos.

Os chás emagrecedores, fitoterápicos e alguns Shakes que substituem refeições devem ser evitados pelo seu potencial de induzir hepatite tóxica. Os compostos que contêm Chá Verde, Espirulina, Erva Cavalinha, Espinheira Santa, Óleo de cartamo, Centelha Asiática, Noni e Babosa são particularmente perigosos.

ex Reissek, conhecida popularmente como espinheira santa, pode ser utilizada nas gastrites, dispepsias e no tratamento coadjuvante de úlceras pépticas. Atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica1,2,3.

Riscos do consumo em excesso
O consumo em excesso de espinheira santa pode provocar náuseas e boca seca, gosto estranho na boca, cefaleia, sonolência, tremor e dor nas articulações das mãos, cistite e poliúria.

A Espinheira Santa auxilia no combate as dores de estômago, acidez estomacal, gastrites e ulceras, evitando a fermentação e formação de gases.

Posologia: uma xícara do chá (200ml), 3 vezes ao dia (uma hora após as refeições e uma hora antes de deitar-se). Tempo de tratamento: em torno de 30 dias.

A Espinheira-santa (Maytenus ilicifolia) regula as funções gastrointestinais, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular, além de reduzir a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago. Combate também a H. Pylori e auxilia nas funções hepáticas.

A espinheira santa não possui efeito tóxico, quando administrada de forma aguda, e não possui efeitos depressores do SNC (Sistema Nervoso Cen- tral).

Chá de Espinheira Santa – é recomendado o consumo após as refeições, ou de acordo com a orientação de um profissional habilitado.

Chá de espinheira santa pode ser utilizado como anti-inflamatório natural. O tratamento do H. pylori deve ser realizado por meio de antibióticos. Uso crônico de anti-ácido de forma contínua não é recomendada.

Na água fervente, adicione as folhas de espinheira santa e tampe o recipiente, deixando-a em descanso por 10 minutos. Após isso, você deve coar e ingerir o líquido quando morno. O chá pode ser ingerido três vezes ao dia e é recomendado que seja consumido em jejum ou meia hora antes de sua próxima refeição.

Como usar o Espinheira Santa EC Cápsula
Ingerir 2 cápsulas, 2 vezes ao dia. Não deve ser ultrapassado o limite máximo de 4 cápsulas ao dia. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidas.

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

Controle da síndrome do intestino irritável
Os taninos presentes na espinheira santa agem como antissépticos e ainda atuam de forma a diminuir a fermentação gastrintestinal, pacientes que fazem uso continuo da planta, relatam extrema melhora.