Quem não pode tomar diurético?

Perguntado por: exisco3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A ingestão de uma xícara por dia não se caracteriza como um consumo abusivo, mas mesmo assim é preciso ter cuidado. Isso porque as ervas medicinais também têm uma composição química e podem ser contra indicadas em casos específicos, como de pessoas com problemas renais, cardíacos e mulheres gestantes.

Entre os efeitos colaterais decorrentes do uso de diuréticos, destacamos: perda de potássio (que pode causar câimbras, perda de apetite, náuseas e vômitos), tontura, desidratação e diminuição do volume sanguíneo.

Portanto, por se tratar de diurético, quanto mais água e sal você consumir, mais vai reter líquidos, e a tendência é que precise cada vez mais de doses mais elevadas. Se você não tiver nenhuma dessas condições citadas acima, considerar passar em avaliação médica para possível troca da medicação.

Alguns alimentos podem servir como diurético natural, confira uma lista com os oito melhores diuréticos naturais.

  1. Café Imagem editada e redimensionada de Nathan Dumlao, está disponível no Unsplash. ...
  2. Extrato de dente-de-leão. ...
  3. Cavalinha. ...
  4. Salsa. ...
  5. Hibisco. ...
  6. Cominho. ...
  7. Chá verde e preto. ...
  8. Nigella Sativa.

Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes

  • Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de cavalinha. ...
  • Chá de casca de abacaxi.

Com a analise dos registros de mais de 2,4 milhões de pessoas, os pesquisadores descobriram que os medicamentos tiazídicos - como o Hidroclorotiazida e a Clortalidona - ou medicamentos diuréticos semelhantes são mais eficazes em prevenir ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e derrame do que os responsáveis pela ...

Os chás diuréticos são um excelente complemento para desinchar mais rápido, e as melhores opções são:

  1. Cavalinha,
  2. Hibisco;
  3. Canela com gengibre;
  4. Chá verde;
  5. Ginkgo biloba;
  6. Salsinha;
  7. Centelha asiática;
  8. Castanha da índia.

Segundo o cardiologista Abel Magalhães, os diuréticos são chamados de pílulas para urinar: “Inicialmente, agem produzindo a eliminação de sal e água do organismo por meio da urina. Eles reduzem a quantidade de líquido circulante na corrente sanguínea, o que, por sua vez, reduz a pressão existente nas artérias”.

Diuréticos tiazídicos
O tiazídicos são a classe de diuréticos mais indicada no tratamento da hipertensão. São drogas baratas e com bons resultados, principalmente para a população negra, idosos e diabéticos.

Segundo especialistas, a medicação costuma ser recomendada para o período da manhã por dois motivos principais: o primeiro seria porque é mais fácil para as pessoas se lembrarem de tomar seus remédios pela manhã; já o segundo está relacionado ao fato de que os anti-hipertensivos costumam ter efeito diurético, ou seja, ...

Diuréticos de alça (furosemida):
É a forma mais potente de diurético, capaz de aumentar em torno de 5000% a exceção de sódio, desse modo, é mais indicado para quem sofre de doenças que provocam retenção de sódio e líquidos – cirrose, insuficiência renal e/ou cardíaca congestiva e síndrome nefrótica.

6 chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos

  1. Chá de salsinha. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cavalinha. ...
  4. Chá de hibisco. ...
  5. Chá de funcho. ...
  6. Chá verde.

Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como corticóides, minoxidil, ou remédios para tratamento da pressão alta como captopril, enalapril, lisinopril, anlodipino, nimodipina, podem ser responsáveis por causar retenção de líquidos e até inchaços nas mãos e nos pés.

Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações. O consumo abusivo de diuréticos, assim como acontece com qualquer outro grupo de medicamentos, traz sérios problemas para a saúde.

O principal sinal da retenção de líquidos é o inchaço no corpo, que pode acontecer principalmente nos braços, nas pernas e no abdômen. Esse edema pode aumentar e diminuir, sendo facilmente notado pelas pessoas.

Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas benéficas para quem quer desinchar, pois são ricas em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água. Juntas, essas substâncias aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.

Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele. Possíveis causas são problemas renais, cardíacos ou hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema. É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”.

1 Beba em média 2 litros de água por dia
Por isso, sua ingestão diária é extremamente importante! A recomendação média de ingestão de água é de 2 litros por dia, mas um cálculo te ajuda a descobrir a quantidade ideal para sua densidade corporal: multiplique seu peso por 35 e terá a resposta em litros.

Água e atividade física. Além de incluir esses alimentos na sua dieta, é essencial ingerir muita água durante todo o dia. Essa é a melhor forma de limpar o organismo e evitar ou reduzir o inchaço. E mais: evite consumir produtos ricos em sal, já que o sódio é um dos principais responsáveis pela retenção de líquido.

Algumas causas do surgimento dos edemas são bastante comuns e não apresentam qualquer risco para a saúde. Dias de calor, por exemplo, tendem a ser um motivo para inchaço de pés e mãos de muitas pessoas. Isso acontece porque a alta temperatura dilata vasos sanguíneos, provocando uma alteração na circulação sanguínea.

Nos pacientes com função renal normal ou quase normal, a dose diária da furosemida costuma ficar entre 20 mg e 80 mg, que podem ser divididos entre 1 ou 2 tomas ao dia. Nos pacientes com insuficiência renal crônica, a dose recomendada pode ir até 200 mg por dia.