Quem não pode tomar creatina?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4 / 5 16 votos

"Estudos sugerem que a suplementação de creatina, quando bem indicada, não prejudica a função renal, hepática e cardiovascular. Porém, como todo suplemento ergogênico, é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças e adolescentes que só devem consumi-los com acompanhamento médico", diz a Dra. Marcela.

A creatina provoca aumento de peso por promover ganho de massa muscular e uma pequena retenção de água. Não há, porém, ganho de gordura com o uso da creatina. Pelo contrário, a tendência é de redução do tecido gorduroso.

O que se pode afirmar sobre efeitos colaterais da creatina é que, se não for consumida de forma moderada e com orientação profissional, assim como todos os demais suplementos, pode causar alguns danos para o organismo. No caso da creatina, mais especificamente nos rins e no fígado.

A Creatinina (e não creatina) é um marcador de função renal, o mais utilizado, e é eliminada pelos rins. Quando os rins não conseguem filtrar o sangue de maneira correta, esses metabolitos voltam para a corrente sanguínea, e por isso a creatinina alta consegue ser um marcador de dano renal.

Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes.

Creatina não é uma proteína, é uma amina
Biologicamente, ela é uma amina (ácido a-metil guanidino acético), naturalmente produzida no fígado, pâncreas e rins ou adquirida por meio da alimentação rica em diferentes tipos de carne. No organismo, ela é sintetizada a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina.

A creatina pode ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou após os treinos. No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento fonte de carboidratos, como banana, aveia ou uva.

Devo tomar a creatina mesmo sem treinar no dia? Sim! Apesar de algumas pessoas tomarem apenas nos dias em que treinam, devido ao efeito crônico da creatina, é muito importante tomar todos os dias, mesmo que não faça exercício algum.

Usar 20 gramas de creatina diariamente, dividindo em 4 dosagens de 5 gramas cada. Tomar 5 gramas uma hora depois do café da manhã, 5 gramas 30 minutos antes do treino. Mais 5 gramas imediatamente após finalizar o treino, se puder consumir juntamente com dextrose, whey protein ou malto, faça a diluição de todos juntos.

Pesquisas recentes têm apontado para uma nova indicação do uso da creatina. Trata-se de sua importância no tratamento da ansiedade e depressão, principalmente em mulheres.

Ovos, carnes (como frango ou patinho moído), atum, iogurte ou até leite são bons substitutos. Cem gramas de carne bovina, por exemplo, tem cerca de 450g a 500mg de creatina por porção. Bacalhau, linguado, frango, ovos e leite são outros ingredientes abundantes nessa substância.

A justificativa para o veto aos aminoácidos da cadeia ramificada é a constatação da Anvisa de que, apesar de não representar risco à saúde, esse composto não cumpria o efeito prometido do fornecimento de energia.

Quanto tempo demora para a creatina fazer efeito no corpo? Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.

O ACSM contraindica a utilização de creatina por crianças e adolescentes até 18 anos, já que existem relatos médicos de problemas músculo-tendinosos e lesões musculares1,2,8,9.

Dose recomendada
Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia.

Creatine. Outra opção para quem deseja potencializar o ganho de força com a melhor creatina, é a Darkness Creatine. Sua fórmula é 100% pura e certificada com o selo Creapure, que garante alta qualidade e pureza. Além disso, sua embalagem com 350 g oferece um ótimo rendimento de, aproximadamente, 116 porções de 3 g.