Quem não pode tomar colágeno?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Quem pode tomar? Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos.

Depende. O colágeno hidrolisado é um suplemento alimentar que estimula a produção de colágeno no corpo. Na bula, não há nenhuma contra indicação, mas em caso de dúvida, é melhor consultar um médico.

Hábitos como o consumo exagerado de açúcar, exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse podem acelerar a perda.

Colágeno ajuda a reforçar tendões, ossos e músculos
Além disso, a substância ajuda a manter a pele hidratada e auxilia no processo de cicatrização. A proteína também é encontrada nos tendões e músculos, fornecendo a elasticidade e a sustentação que essas estruturas precisam.

Os estudos científicos mostram que, em média, os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

Não tem problema quanto ao colágeno.

Vale lembrar que, por ser uma substância produzida pelo corpo, o colágeno hidrolisado também não possui contraindicações. Portanto, tanto jovens quanto adultos e idosos podem consumir esse suplemento alimentar.

Se você tem diabetes pode tomar colágeno sem problema algum.

Por se tratar de uma proteína, se você consumir as quantidades sugeridas pelos nutricionistas, o colágeno vai atuar na reconstrução de tecidos. Ou seja, a sua função não é estocar gordura. Nosso corpo só usa o colágeno para isso quando há um consumo muito excessivo! Portanto, podemos dizer que o colágeno não engorda.

Não há contra indicação para quem deseja fazer essa suplementação. Cardena explica que o colágeno é fundamental no organismo. “O colágeno é importante para a sustentação de estruturas que não são sustentadas pelos ossos. Ele faz a firmeza da pele, unhas, cabelos, cartilagem e tendões, por exemplo.

Suplementos à base de colágeno são importantes para a saúde do coração, principalmente para pessoas que já sofreram infartos. Isso porque a substância é capaz de auxiliar na regeneração de células cardíacas que passaram por lesões específicas.

6 sinais de que você está perdendo colágeno

  • Linhas de expressão. O movimento excessivo da pele associado a outros fatores, como a falta de hidratação, deixa marcas na pele. ...
  • Rugas. Outro sinal que você deve ter muita atenção é a ruga. ...
  • Pele desidratada. ...
  • Flacidez. ...
  • Dores nas articulações. ...
  • Unhas e cabelos fracos.

Como confirmar o diagnóstico. Para diagnosticar a colagenose, além da avaliação clínica, o médico poderá solicitar exames de sangue que identificam a inflamação e anticorpos presentes nestas doenças, como FAN, Mi-2, SRP, Jo-1, Ro/SS-A ou La/SS-B, por exemplo.

É simples! Basta verificar a lista de ingredientes no rótulo do produto. Lá o colágeno pode estar descrito como: “colágeno hidrolisado” ou “peptídeos de colágeno hidrolisado” ou “peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado”.

Lista com os melhores Colágenos de 2023

  • Nutrify. Collagen Renew.
  • Puravida. Collagen Protein.
  • Max Titanium. Colagen.
  • Dark Lab. Colágeno Hidrolisado.
  • New Millen. Colágeno Hidrolisado.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.

Pode sim. Não interfere na gastrite.

A fibrose hepática é caracterizada pela deposição de fibras de colágeno nos espaços entre as células do fígado. “Esse mecanismo ocorre como uma tentativa do organismo de reparar uma lesão”, explica Pereira.