Quem não pode tomar Citoneurin?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Citoneurin® não deve ser utilizado por pessoas com reconhecida hipersensibilidade (alergia) à tiamina (vitamina B1) ou a qualquer outro componente do produto. O uso também é contraindicado em pacientes com mal de Parkinson sob tratamento com medicamento contendo somente levodopa.

Como todos os medicamentos, Citoneurin® pode causar algumas reações desagradáveis, no entanto, estas não ocorrem em todas as pessoas. Caso você tenha uma reação alérgica, deve parar de tomar o medicamento.

081-1 CITONEURIN® não deve ser usado por pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, úlceras no estômago e duodeno, diabete e infecções graves ou alergia a qualquer um dos excipientes.

Citoneurin 5000 Injetável é recomendado no tratamento da dor e inflamação dos nervos, episódios também conhecidos como neuralgia e neurite. Ambos os problemas são manifestações da neuropatia e podem apresentar sintomas, tais como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

Indicação. Citoneurin é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

Contra-indicações CITONEURIN®/CITONEURIN® 5000 - drágeas não devem ser administrados a pacientes parkinsonianos em uso de levo- dopa isolada e a pessoas com reconhecida hiper- sensibilidade a qualquer um dos excipientes.

Sua meia-vida biológica é longa, cerca de 36 a 72 horas, o que permite seu emprego em intervalos de dois a três dias. Antagonizando as reações inflamatórias, a dexametasona proporciona rápido alívio da dor em processos de origem reumática ou traumática.

Devido a redução no sangue há um aumento de uma substância homocisteína (aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de doenças do coração e nos sistema nervoso central). Na maioria dos casos, tomar uma vitamina do complexo B não leva a ganho de peso.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

As drágeas de Citoneurin devem ser ingeridas com um pouco de líquido, após às refeições, sem ser partido ou mastigado. Em caso de tratamento de neuralgia e neurite: A dose recomendada é: 1 drágea, 3 vezes ao dia. Em casos graves, a dose poderá ser aumentada a critério médico.

A posologia usual é uma injeção (ampola I + ampola II – solução vermelha) a cada três dias. A duração do tratamento deve ser determinada pelo seu médico. Citoneurin® 1.000 e Citoneurin® 5.000 Solução injetável não são recomendados em crianças.

Como Usar Dexa-Citoneurin NFF
A posologia usual é uma injeção a cada dois ou três dias, sendo suficientes três injeções na maioria dos casos.

Vitamina D pode reduzir o risco de obesidade e hipertensão.

Não se aconselha a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Os efeitos colaterais causados pelo excesso de vitamina B12 são: erupções cutâneas parecidas com a acne, dor de cabeça, palpitações, insônia, função renal prejudicada em pessoas com problemas renais e mudanças desfavoráveis da flora intestinal.

Cada drágea de Citoneurin 5000 contém: Vitamina B1 (nitrato de tiamina) Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) Vitamina B12 (cianocobalamina)