Quem não pode tomar chimarrão?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Em excesso e em temperatura muito alta (acima de 70°C) pode ser causa de câncer de esôfago e estômago. Ele não é indicado para quem precisa moderar o consumo de cafeína, como mulheres grávidas, pessoas com anemia, insônia, nervosismo, problemas de ansiedade ou pressão alta.

Esta é uma pergunta muito frequente na rotina do cardiologista, e a resposta é NÃO! O chimarrão não faz mal ao coração. O chá mais popular entre os gaúchos pode fazer muito bem ao coração, pois a e erva-mate (Ilex Paraguaiensis) possui algumas substâncias que podem evitar doenças cardiovasculares.

Mas é preciso ter cuidado com o excesso: tomar todo dia a bebida pode, de fato, ser um problema para quem tem gastrite. Ela demonstra ter um efeito similar ao café e ao chá preto, que podem agravar os sintomas como queimação e desconforto.

Ele não é indicado para quem precisa moderar o consumo de cafeína, como mulheres grávidas, pessoas com anemia, insônia, nervosismo, problemas de ansiedade ou pressão alta.

A bebida pode ser tomada como pré-treino e, no máximo, 6 cuias por dia, explica a nutróloga. "O excesso da erva-mate pode causar queda da taxa de glicose. Deve ser evitada por hipertensos e por pessoas que são sensíveis a algum dos componentes da erva-mate".

Qualquer hora é hora de saborear um bom chimarrão - na varanda de manhã bem cedinho, na sacada curtindo o pôr do sol ou na volta do fogão esperando o almoço ficar pronto -, especialmente para os gaúchos. Quem conhece a tradição, sabe bem que essa é a nossa bebida favorita e que ela cai bem em todos os momentos!

E com isso, tanto o chá mate, quanto o chimarrão ou tereré, ajudam a oxidar a gordura em excesso do fígado, e colaboram no tratamento da esteatose hepática.

# Chimarrão, por ser a erva mate fonte de potássio este, deve ser consumido no máximo até cinco cuias por dia. # Na ausência de Diabetes Mellitus, doces que não sejam à base de leite são permitidos. Já para aqueles que são diabéticos é necessário observar as quantidades permitidas de acordo com os níveis de glicose.

"É contraindicado para crianças, mulheres grávidas e pessoas com insônia, nervosismo, problemas de ansiedade ou pressão alta, já que possui grandes quantidades de cafeína", alerta.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares. Por isso, a prevenção começa por hábitos e comportamentos saudáveis.

Podemos destacar, entre elas, duas relacionadas ao estilo de vida, que são o estresse e a ansiedade. Outras causas de arritmia são as alterações do funcionamento da tireóide. A produção excessiva ou a falta do hormônio da tireóide podem causar arritmias.

O que EVITAR para quem sofre com Refluxo GastroEsofágico
– Café, chocolate, chá (mate, preto e hortelã), refrigerante, menta ou bebidas mentoladas.

“Para potencializar o tratamento, devemos diminuir o consumo de alimentos e bebidas que aumentam a secreção ácida do estômago. É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.

“Outra questão importante é que pessoas que possuem gastrite, úlcera, elas têm que ter um cuidado com relação ao consumo de Chimarrão, pois ele possui cafeína, ele também pode causar irritação da mucosa gástrica”, afirma a especialista da rede de supermercados Casa Aurora.

De forma geral, o chimarrão faz bem para a saúde porque:

  • ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim,
  • contribui para a saúde cardiovascular,
  • auxilia na regeneração celular,
  • tem ação laxante e diurética.

O álcool prejudica o controle da pressão arterial
A relação está ligada à quantidade ingerida. O consumo excessivo de bebida alcoólica, claramente, eleva a PA e está associado a maior risco de morte por doenças cardíacas.

Para evitar que o chimarrão tire o seu sono, é recomendado tomar a bebida com moderação e preferir os horários da manhã, logo depois do almoço ou do fim da tarde. De fato, estudos indicam que é melhor evitar tomar bebidas com cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir para prevenir a insônia.

Saciedade – Matear antes das principais refeições, contribui para diminuição do apetite. Melhora o metabolismo – Como é um estimulante natural, o Chimarrão acelera o processo metabólico, função que elimina a gordura no organismo. Por isso, a bebida é indicada para complementar dietas para quem quer emagrecer.