Quem não pode tomar chá de salsa?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Tomar o chá em excesso pode baixar a pressão arterial em demasia, assim como causar hipoglicemia em diabéticos. O chá de salsa também deve ser evitado por quem toma medicamentos anticoagulantes ou por quem tem alergia a aspirina. Na dúvida, sempre consulte um médico.

"Isso porque o chá de salsa contém nutrientes que ajudam na redução do inchaço causado pelo acúmulo de líquidos e desintoxica o corpo, ajudando no funcionamento dos rins e fígado e melhorando o metabolismo do corpo", explica ela.

camomila

Embora não seja comum, o consumo excessivo e prolongado de chá de camomila pode potencialmente levar a problemas renais. A camomila contém substâncias que podem causar reações adversas nos rins em algumas pessoas.

Muitos dizem acelerar o metabolismo, controlar o apetite e queimar gorduras. Mas são associados a estimulantes como cafeína, que causam efeitos colaterais graves, como estímulo excessivo do sistema nervoso central e aumento da pressão. A rede municipal tem especialistas em medicina natural.

O chá de salsinha é um bom diurético natural e deve-se beber 4 xícaras deste chá por dia, durante 3 semanas, para ajudar a desinchar o corpo. Os chás ajudam a aliviar sintomas e a combater as doenças mas não substituem os remédios e devem ser tomados sempre com o conhecimento do médico.

Sobre a salsinha
Vai bem em risotos, ensopados, molhos, carnes, peixes, omeletes e até num suco de limão com salsa. Ah, e não é só enfeite, não! Ela também surpreende quando o assunto é saúde, sendo uma ótima fonte de antioxidantes, vitamina A, C e ácido fólico.

Cortar a salsinha em pequenos pedaços e adicionar na xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar as folhas de salsinha, deixar amornar e beber até 3 vezes por dia. A infusão de salsinha não deve ser usada por mulheres grávidas ou por pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

O gengibre pode ser usado, porém com moderação assim como a canela. Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

Chá de Cavalinha
Essa retenção de água no corpo deve ser evitada, pois pode causar estresse excessivo sobre o coração e gerar casos de hipertensão. A Cavalinha só pode ser usada pontualmente, sem ser consumida por mais de 1 semana seguida. Isso porque pode eliminar minerais importantes através da sua urina.

Existem efeitos negativos do consumo excessivo do chá preto, assim como outros chás. Fazer uma ingestão exagerada dessa bebida — quatro ou mais xícaras de chá preto por dia — pode resultar na sobrecarga dos rins, aumentando o risco de condições como pedras e falência dos órgãos.

Algumas plantas, como crotalária, erva cavalinha, kava-kava, cáscara sagrada e chaparral são potencialmente prejudiciais ao fígado.

2) Se a pessoa já apresentou algum problema no fígado, quais os chás não devem ser tomados? Algumas das plantas que possuem potencial de problema no fígado são: Crotalaria, Heliotropium, Confrei, Valeriana, ervas chinesas, Sene, Plantago ovata, Erva cavalhinha, Kava-Kava, Sacaca, Chá Verde, Cascara sagrada e Chaparral.

Quando não consumir a salsinha
No entanto, deve-se evitar o consumo excessivo, que pode causar anemia e problemas no fígado e rins. Grávidas e lactantes também não devem consumir a planta.

Chá de salsa

Chá de salsa
Por muitos séculos, o chá de salsa tem sido usado como um diurético que ajuda a tratar pedras nos rins, pedras na vesícula biliar, infecções da bexiga e do trato urinário.