Quem não pode tomar chá de marcela?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

É importante ressaltar que, como qualquer outro produto natural, o chá de Marcela também possui contraindicações. Gestantes ou que estejam amamentando devem evitar seu consumo, assim como pessoas que tenham alergia à planta ou que façam uso de medicamentos anticoagulantes.

Além de ser usado para tratar dores de dente, o chá de marcela é uma ótima bebida para fortalecer a imunidade e prevenir o desenvolvimento de doenças, gripes e resfriados.

3. Marcela - é mais uma planta medicinal que aparece entre as ervas estudadas, apontando sua eficácia no tratamento da diabetes. Com a marcela você tem um bom chá para diabetes baixar e, de quebra, vai ganhar um remédio para pressão alta e colesterol.

O chá de macela-do-nordeste também entra na lista de chás para gordura no fígado. Essa planta é muito usada popularmente para tratar problemas digestivos, como a azia. E esse uso não é descabido.

Seu uso externo é indicado em inflamações e como antisséptico . Na literatura também é citado o uso dos talos florais e menos frequentemente a planta inteira. As flores secas de marcela são citadas como úteis na confecção de travesseiros para dor de cabeça e insônia.

Além disso, também pode ser usada em forma de tintura e extrato seco. Por fim, não estão descritos efeitos colaterais da macela. Porém, ela não é indicada para durante a gravidez.

Quem tem dificuldade de digerir os alimentos, possui gastrite ou esofagite pode usar o chá de Marcela para aliviar os sinais e sintomas desses problemas.

Chá de Cavalinha
Essa retenção de água no corpo deve ser evitada, pois pode causar estresse excessivo sobre o coração e gerar casos de hipertensão. A Cavalinha só pode ser usada pontualmente, sem ser consumida por mais de 1 semana seguida. Isso porque pode eliminar minerais importantes através da sua urina.

Consumir uma xícara de chá de macela depois de suas refeições pode fazer com que você fique relaxado e o gosto forte da erva pode ajudar a saciar o apetite.

Gemada com leite e macela é muito bom para tosse
Muita gente não sabe, mas um remédio natural para o combate à tosse seca tem um de seus ingredientes a macela. A gemada com leite e macela é ideal para estes casos. Deve ser tomado à noite, de preferência antes de dormir.

Não é porque o chá vem da natureza, que ele não faz mal, é preciso estar atento aos efeitos que ele causa no corpo como um todo. Por exemplo, muitos diabéticos podem ser hipertensos, e por isto devem evitar o chá verde, que tem efeito termogênico, aumentando as chances de um infarto.

O uso contínuo de alguns deles como noz-da-índia, chá verde, hibisco, pholia negra, entre outros chás para perda de peso, pode causar sérios danos ao órgão, entre eles hepatite fulminante, hepatite crônica e cirrose.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.