Quem não pode tomar chá de Cana do Brejo?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A malva é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças e pessoas alérgicas à planta. Seu uso deve ser monitorado por um médico. O uso exagerado de cana-do-brejo pode causar danos nos rins, devido às suas propriedades diuréticas.

O Chá de Cana do Brejo é utilizado para o tratamento de problemas urinários, contém ação anti-inflamatória, diurética e adstringente que auxilia com problemas menstruais ou nos rins, reduz inchaços, dores nas articulações, cálculos renais, úlceras, reduz dores musculares e auxilia no emagrecimento.

Pode ser utilizada para tratamentos urinários, cálculos renais, uretrite, cistite, pedras nos rins, diarreias, diabetes entre outros. Ela tem ação também vaso relaxante e equilibra a taxa de açúcar no sangue.

A polpa dos frutos é usada para preparar um xarope usado para problemas respiratórios como asma, tosse, bronquite. Também é usado para eliminar pedras nos rins e como tratamento coadjuvante da icterícia e hidropisia (edema).

Na região da Mata Atlântica a infusão das folhas é usada como antidiurético, ao passo que decocção das raízes é amplamente usada como diurético e contra hipotensão. A decocção dos bulbos é usada contra distúrbios dos rins e para expulsão de parasitas intestinais.

Os melhores chás para infecção urinária são os de urtiga, pariparoba, erva-de-bicho, java, cavalinha, camomila, cabelo de milho e folha de abacate.

Quando o chá estiver pronto, coe antes de beber e tome de 3 a 4 vezes ao dia.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Ácido, Adstringente, Afecção dos rins, Afecções da bexiga, Antigonorreica, Antissifilítco, Blenorragia, Diaforética, Diurético, Doenças venéreas, Dores nefríticas, Emenagoga, Feridas sifilíticas, Hidropsia, Leucorreia, Ornamental, Propriedades terapêuticas, Tônico, Tumores.

Para utilizar o chá de cana-do-brejo como um aliado no combate à retenção de fluídos no organismo, ferva, em dos litros de água, o equivalente a 3 colheres de sopa com as folhas picadas dessa planta junto a uma colher de sopa de linhaça e 3 colheres de raiz de alfarroba.

A Pata do Macaco é um símbolo do insólito no texto, sendo um objeto encantado, que serve para conceder desejos, mas que também traz sérias consequências a quem a possuir.

Como Fazer o Chá de Cana do Brejo: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

Coloque uma colher de sopa de alecrim, a mesma quantidade de quebra-pedra, dez folhas de cana-de-açúcar em 500 ml de água fervente. Abafe a infusão por alguns minutos, coe e adoce com mel, se preferir.

Resumo: Cana-do-brejo (Costus spicatus Jacq.), também conhecida como cana-de-macaco, cana-do-mansa, caatinga, cana-branca, cana-do-mato, é nativa em quase todo o Brasil, principalmente em áreas de Mata Atlântica e Amazônica, onde é tradicionalmente utilizada como medicinal e ornamental, devido a sua ação diurética e ...

As folhas são grandes, de formato alongado, glabras e dispostas em espiral (daí o nome da espécie). As flores são reunidas em inflorescências terminais (estróbilos) e podem ter coloração variando de avermelhado à rosa claro ou branco.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água e, em seguida, retire-a do fogo;
  2. Coloque as folhas de tanchagem na água quente;
  3. Deixe repousar por cerca de 3 minutos;
  4. Deixe amornar, coe e beba até três xícaras por dia.

A Transagem ou Tanchagem é indicada no tratamento da tosse, catarro, gripes, bronquite, disenteria, depurativo, gota, reumatismo, intoxicações crônicas, inflamações da boca e da garganta. Seu cultivo é feito por meio de propagação por sementes. A planta deve ser cultivada em solos férteis e com boa umidade.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas.

Para preparar o chá, basta adicionar 20 gramas de folha e de haste em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber o chá morno ao longo do dia, de acordo com a orientação do fitoterapeuta ou médico.